Conheça as lições de Sergey Brin e Larry Page, os criadores
da empresa mais inovadora de todos os tempos
O que se tornou a marca mais poderosa do mundo, segundo a
BrandZ, começou como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, em
1996, quando ambos faziam doutorado na Universidade de Stanford, na Califórnia,
EUA. No dia 4 de setembro de 1997, eles fundaram a startup cuja missão era
"organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e
útil", remanescente até hoje.
De ferramenta de busca online, o Google passou a ser uma
empresa multinacional de serviços online e software, considerada pela revista
Fortune como o quarto melhor lugar do planeta para se trabalhar.
No livro “Google – lições de Sergey Brin e Larry Page, os
criadores da empresa mais inovadora de todos os tempos”, a autora Janet Lowe
descreve a trajetória dos garotos do Google e a história do site mais acessado
do mundo, bem como os fundamentos que resultaram no sucesso da companhia.
Conforme destaca a autora, 10 princípios são apresentados
pelo Google aos seus colaboradores, com o objetivo de que sirvam para nortear o
trabalho deles na companhia. Para você que quer se inspirar, listamos abaixo
esses mandamentos:
1. Concentre-se no usuário e todo o resto virá junto
O Google se esforça para colocar o usuário frente aos
acionistas na hora de tomar decisões. Além do que, pensando em seu clientes, a
organização mantem quatro preceitos: o posicionamento ou ranking em resultados
de busca não são vendidos; a interface da página será sempre clara e simples;
as páginas são carregadas instantaneamente; os anúncios devem ser relevantes à
busca e não causar distração.
2. É melhor fazer uma coisa muito, muito bem
À medida que o Google evolui, ele passa a lançar produtos
distantes do objetivo inicial do site. Porém, de acordo com a empresa, essas
novas criações, como o Gmail e o Google Maps, fazem parte do esforço de sua
equipe para facilitar e aprimorar a busca na internet.
3. Ser rápido é melhor que ser lento
"O Google pode ser a única empresa no mundo cujo
objetivo claro é fazer os usuários saírem do site o mais rápido possível".
Isso porque seus funcionários acreditam em satisfação instantânea.
4. Democracia funciona na internet
Em seu site, o Google explica que, por confiar nos milhões
de sites que existem, trabalha para determinar quais deles oferecem os
conteúdos mais relevantes. Isso é conhecido como “sabedoria das multidões”.
5. Você não precisa estar em sua mesa de trabalho para ter
uma resposta
Por este motivo a empresa se dedica à tecnologia, tornando a
pesquisa na internet acessível em PDAs, smartphones e automóveis.
6. Você pode ganhar dinheiro sem precisar fazer maldade
Para o Google, nenhum ganho a curto prazo justificaria
perder a confiança dos usuários que acreditam na objetividade da empresa, assim
sendo, não é possível comprar um PageRank – posicionamento dos websites nos
resultados de buscas. Ademais, anúncios pop-up, por atrapalharem a visibilidade
do conteúdo solicitado, não são aceitos.
7. Sempre há mais informações por aí
Com a expansão do World Wide Web, é necessário e também
desejável que o Google continue adicionando material em seu sistemas de buscas,
por este motivo, ele é o site que indexa mais páginas do que qualquer outro
serviço de buscas.
8. A necessidade de informação atravessa todas as fronteiras
"Mais da metade dos resultados de busca do Google são
enviados para usuários fora dos Estados Unidos. Os resultados de busca estão
disponíveis em, aproximadamente, 118 idiomas e o serviço de tradução do Google
melhora continuamente".
9. Você pode ser uma pessoa séria sem estar vestindo terno
Ninguém melhor para comprovar este fato do que Larry e
Sergey. O presidente executivo e de produtos
e o presidente de tecnologia da empresa, respectivamente, são sempre
vistos trajando jeans e calçando Crocs no ambiente corporativo. Inclusive o
chefe do escritório de Paris veste calças Levi's para trabalhar.
10. Ser ótimo não é bom o suficiente
Para o Google, o melhor não é o ponto de chegada, e sim o de
partida. Desse modo, os colaboradores da empresa têm em mente que devem
entregar mais do que o esperado.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!