Custo é necessariamente todo aquele gasto que utilizamos na
produção de um produto como por exemplo: matéria-prima, mão de obra, ou seja,
tudo aquilo que for utilizado na produção é custo.
Os custos são classificados em: custos diretos e custos
indiretos que é a maneira de identificar os valores que estão sendo agregados a
cada produto.
Toda a produção envolve custos fixos e custos variáveis,
abaixo está um pequeno resumo de como identifica-los,
Custos fixos: São aqueles custos cujos valores são os mesmos,
qualquer que seja o volume de produção da empresa. Esses custos não se alteram
com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário
se altera proporcionalmente à quantidade produzida como por exemplo: salários,
aluguel, limpeza, etc...
Custos variáveis: são aqueles que variam conforme a
produção, assim, se eu produzo mais automaticamente terei mais custos
envolvidos na minha produção.
Custos totais: é a soma dos custos fixos e dos custos
variáveis
Custos diretos: são aqueles custos representados por mão de
obra direta e pelas matérias primas
Custos indiretos: são os custos que dependem de algum
critério de rateio para atribuição na produção, esses são chamados de custos
indiretos de fabricação.
Custo é diferente de despesa, os custos são os bens ou
serviços utilizados na produção de outro bem ou serviço, já a despesa é tudo
aquilo que é usado para uma receita, como por exemplo a DRE que consiste em
despesas de vendas, despesas financeiras, despesas administrativas, etc...
O custo pode abranger matéria prima, mão de obra, encargos
sociais, combustíveis de maquinas de produção, aluguel, seguros da fabrica,
tudo aquilo eu esta relacionado á produção.
O profissional que trabalha no gerenciamento de custos deve
ter um bom e organizado controle de todos os custos e despesas incluídos na
construção de um preço para a área de vendas assim como o valor que a empresa
tem em estoque.
A despesa esta presente nos setores administrativos,
financeiro, vendas (comercial) e marketing, como por exemplo: o combustível
do carro dos vendedores é despesa, mais
o combustível para uma empresa transportadora é custo porque ela utiliza o
combustível para produzir o serviço de transportes.
Logo, os custos são os gastos que a empresa realiza com o objetivo
de deixar o seu produto pronto para ser comercializado, sendo para fabricar ou
revender, uma diferença para despesa é que custo traz um retorno pertence á atividade fim pela qual a empresa
foi criada (isso vem sempre no contrato social), assim a despesa é um gasto com
a atividade meio e não gera retorno financeiro.
Para se classificar os gastos correntes de uma entidade em
despesas e custos é o que primeiro vai direto para o resultado do período, os
custos irão formar um estoque na produção de um bem e na sua realização, o que
serão finalmente levados ao resultado, o que geralmente leva meses ou anos.
Assim, automaticamente o profissional da área de custos é
totalmente responsável pelo custo desde o estoque até o cliente final,
controlando os valores da empresa, gastos, despesas, custos diretos ou
indiretos e valores para vendas que vão para prateleiras ou diretamente para o
cliente final, enfim, este deve ter uma organização perfeita bem controlada o que trará o retorno para a
empresa que é o produto e seu valor.
Fonte: Administradores
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