segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - Incentivo ao Intra-empreendedorismo nas Empresas Públicas

Segundo Schumpeter (1982), o empreendedor auxilia na mudança dos paradigmas atuais, a medida que inserem-se novas tecnologias de processos e produtos no mercado, fazendo com que este se reposicione. Comenta também que uma população sem empreendedores torna-se um fator limitante no processo de desenvolvimento econômico do lugar. Para este o empreendedor é como motor da economia, o agente de inovação e mudanças, capaz de desencadear o crescimento econômico.





O empreendedor que atua como empregado de uma organização foidescrito por Pinchot III (1985), como intra-empreendedor, ou seja, aquele que supera osobstáculos organizacionais e seus entraves, demonstrando por meio de atitudes, o que se pode obter quando um colaborador toma iniciativas construtivas dentro da empresa. Tal sujeito demonstra o desejo de que asatividades fluam melhor, a motivação pela realização de seu trabalho e a vontadede executar novas idéias. Logo,tal conceito define as pessoasque, dentro do ambiente detrabalho, procuram oportunidadese aproveitam paradesempenhar melhor suas atribuições e trazer crescimentopara sua empresa e/ou setor (MARQUES, 2007).

Tendo em vista a evolução das relações de trabalho, bem como a necessidade de prestar/receber informações úteis ao desenvolvimento das suas atividades, há o questionamento de como ser empregado tal conceito no setor público.

Enrijecido pela burocracia e devido as suas obrigações e atribuições serem regidas por lei, temos que a legalidade seja fazer o que se está na lei, diferente do setor privado, onde se pode fazer o que a lei não proíbe. Logo, na presente pesquisa será abordado como incentivarintra-emprededorismo no setor público. É sabido que na empresa pública, o mesmo colaborador poderá passar anos a desempenhar a mesma atividade, fator que, se olhado pelo ponto de vista da motivação em melhora processos ou tramitações dentro do seu campo de possibilidades, haja vista as atribuições que desempenha, bem como a coerência com leis vigentes, pode desestimulá-lo nesse crescimento.


1.  IMPORTÂNCIA DO INTRA-EMPREENDEDORISMO

O intra-empreendedorismo auxilia na criação de um ambiente de trabalho de apoio ao crescimento dos colaboradores, dando-lhes a oportunidade de mostrar suas habilidades criativas, melhor agir ante o mercado e aprimorando a cultura organizacional, aumentando e agilizando as respostas ao seu público, e criando um clima que incentive a colaboração interfuncional. Conforme Pinchot (1982):

É claro que ideias em maior número e mais bem elaboradas contribuempara a inovação, mas a grande lacuna no processo de inovação é a capacidade do sistema de implementar ideias de forma rápida e econômica. A implementação requer que intra-empreendedores transformem conceitual no real. Muitas empresas carecem de intra-empreededores em ação e as inovações em potencial vagam no espaço que separa a concepção da comercialização.


O clima organizacional influencia no desenvolvimento dos intra-empreendedores, possibilitando que estes tenham autonomia, sejam criativos e se sintam como parte dos projetos existentes.

Nos órgãos públicos, no entanto, devido a burocracia envolvida, é importante que haja por parte dos gestores a valorização dos líderes natos, que cativamnaturalmente os seuscolegas, promovendo assim um ambiente acolhedor a ideias, projetos novos e mudanças.

Para muitos, uma das causas da ineficiência no sistema público é comprometimentocrescente com normas, procedimentos padronizados e tradições que acaba por levar aoesquecimento seu principal objetivo que é atender às necessidades e demandas de seu públicocliente. (MOTTA, 1973).


 2.  DIAGNÓSTICO

Na escola foi verificado que não há a divulgação, por parte dos colaboradores, das idéias que possuem, muitas vezes são feitos comentários, porém não são levados até a direção, esta que se mostrou aberta a sugestões e ações que promovam o desenvolvimento da comunidade, mas que devido a fatores ambientais como falta de infraestrutura, apoio da comunidade escolar, bem como as condições de trabalho necessárias ao bom desempenho de suas atividades, torna-se desestimulante por parte destes a discussão e implementação dos insights que tiveram.

A direçãono entanto, tem atuado de forma a permitir ações intra-empreendedoras, e proporciona o que está ao seu alcance para que os objetivos propostos se cumpram, mas frequentemente esbarra em situações como acima descritas, que são como um viés, por exemplo, grupos de estudo existentes organizados na Escola, mas que não tem o número esperado de estudantes devido a alta evasão.


3.  SUGESTÕES

Para o estudo realizado, sugere-se a criação, por parte do governo, de políticas bem como de investimentos maiores na Educação, ainda para que haja efetivo coerente com a necessidade latente de professores e funcionários, bem como auxílio na mobilização da comunidade escolar.

Mas, internamente, ainda que com a necessidade das regras e de que estas sejam cumpridas, pode haver a fraternização entre colaboradores, eliminação dos possíveis pontos de divisão, que podem minar as relações(através de reuniões e esclarecimento referente a não aceitação de atitudes que geram a contenda entre os envolvidos), bem como ferramentas concretas como murais e e-mail, a fim de que as sugestões sejam recebidas e haja por parte da gestão a publicidade e incentivo a multiplicação destas.


4.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

As empresas, primeiramente devem conhecer e ter claros seus objetivos, e torná-los extensos aos colaboradores, bem como chamar estes à responsabilidade compartilhada, inserindo-os naparticipação, no comprometimento e deresultados, sejam bons ou ruins, incentivando atentativa, não criminalizando o erro, mas usando este como exemplo para ações futuras.

Após este passo, deve-se mostrar a todos que compoem a organização, que a atualização, os processos, por mais simples que sejam devem ser expostos, incentivados, e se cabível, implementados junto com o próprio colaborador e/ou equipe intra-empreendedora.

Com o incentivo ao intraempreendedorismo, há maiores chances de crescimento e sobrevivência da organização no mercado, seja na melhoria de processos, produto, entre outros, que possibilitam maior agilidade e alcance dos objetivos para os quais tais instituições foram criadas; no caso estudado, consiste em promover valores e desenvolver como fora descrito em sua filosofia. Muitas vezes, as melhores e mais eficazes propostas vêm de quem mais conhece o produto e a atividade-fim das instituições: os próprios colaboradores.



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