sábado, 8 de outubro de 2016

Respeito é algo que se constrói aos poucos...




Respeito é bom e todo mundo gosta.

Mas lá no começo da história do mundo civilizado a palavra não tinha nada a ver com sentimentos.


A palavra, em latim, era o tempo passado de um verbo que significava “olhar para trás”. E é desse antigo sentido que derivou uma expressão ainda hoje usada em correspondências de empresas: “Com respeito à nossa conversa da última semana…”.

A frase não quer dizer que a conversa em questão mereceu qualquer reverência especial. Quer apenas dizer que a pessoa se lembrou da conversa.

O sentido moderno da palavra veio daí: ao se avaliar uma pessoa, olha-se para trás, para o passado dela, e decide-se que tipo de estima ou de credibilidade ela vai merecer.

Respeito é algo que se constrói aos poucos…

Respeito, portanto, não é algo que se exige, nem é algo que se obtêm de graça. É algo que se constrói aos poucos.

Quando numa discussão alguém diz “Eu respeito o seu ponto de vista”, a tradução é: “Sua história mostra que você já teve outros pontos de vista que pareciam errados, mas que no fim deram certo”.

E, quando um chefe diz “Me respeite porque eu sou seu chefe”, ele está confundindo a admiração que o cargo merece com o respeito que ele, como ocupante, ainda não fez por merecer.

E, quando um dirigente de futebol diz “Nós temos um passado de glórias que precisa ser respeitado”, isso significa que o time atual não merece respeito algum e vai acabar na segunda divisão.

Se os estagiários de empresas são pouco respeitados, não é porque não terão um bom futuro, mas porque ainda não construíram um bom passado.

A história mostra que há duas maneiras práticas de conseguir respeito: uma é pela força e a outra é pela inteligência.

O gigante Golias tinha a força. O pequeno pastor Davi tinha apenas um estilingue. E respeito, como Golias aprendeu, não é ter muito. É saber usar com inteligência o pouco que se tem.

O primeiro passo para quem quer ser chefe é se preocupar com a construção de uma imagem de respeitabilidade, que até pode começar devagar, mas vai se solidificando com o passar do tempo.

Momento do ADM, Diego Andreasi - 08 de outubro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!