quarta-feira, 26 de outubro de 2016

5 etapas para fazer o planejamento estratégico de sua empresa




Planejar de forma estratégica consiste em conciliar oportunidades percebidas no mercado com as condições internas da empresa com a finalidades de alcançar objetivos e subsidiar o empresário na evolução da gestão, o que resultará em melhor posicionamento em toda conduta relativa a atividade empresarial

De forma sucinta, pode-se afirmar que ele nos conduz a pensar e determinar as respostas a três questões chaves, que são: Onde a empresa está? Onde se quer chegar? Como chegar?

Dito isto, é necessário conhecer e entender cada etapa do planejamento estratégico, que são: 


  1. Missão, visão e valores;
  2. Analise de cenário;
  3. Estabelecer objetivos;
  4. Definir estratégias;
  5. Elaboração das ações;


Veremos sobre cada uma dessas etapas a seguir.

1) Missão, Visão e Valores

De certo, já ouviste falar ou já leu em algum momento sobre o quão importante é a organização ter bem definido sua Missão, Visão e Valores, mas, na prática como fazer? 

A definição dos três termos citados, além de indicado para organizações de todos os portes, sustenta a determinação da direção estratégica, seja para operações ou para motivação de equipe.
Mas o que vem a ser cada um dos termos? Segue:

Missão: De forma simplória, entende-se como a razão da existência do seu negócio.

Visão: Basicamente, é o ponto no qual a organização quer chegar em um determinado período de tempo já pré-estabelecido.

Valores: Representam os ideais de comportamento, resultados e atitudes, os quais a empresa preza e que devem estar presentes nos colaboradores, nas relações organizacionais inclusive com clientes, fornecedores e parceiros.

2) Analise de cenário

Esta etapa contempla duas faces, ambiente interno e externo.

Ambiente Interno: Nesta fase o empresário responsável pelo planejamento precisa se ater a constatação e a elucidação de pontos fortes, a serem maximizados pela empresa, e pontos fracos, ou seja, limitações e falhas, que necessitam de aperfeiçoamento e/ou correções. Esta analise deve ter como foco aspectos relacionados a gestão, finanças, estrutura física, recursos humanos, inovação, produtos e serviços, atendimento, dentre outros.

Ambiente externo: Nela o gestor precisa atentar-se a identificação de ameaças e oportunidades que o macro ambiente apresenta, refere-se a inspecionar e especular a ação dos aspectos socioeconômicos, políticos, do setor de atuação da empresa entre outros correlacionados.

Uma ferramenta para elucidar e processo, é a Matriz Swot - Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), segue abaixo um modelo da matriz.




3) Estabelecer objetivos 

Quando referimo-nos a esta, faz-se necessário ater-se e analisar (caso haja) dados de períodos anteriores da empresa e elaborar a projeção de metas futuras. Neste ponto do planejamento estratégico, traz-se a lume resposta: “Aonde se quer chegar?”. Os objetivos devem ser quantitativos associados com as concepções financeiras, novos mercados, capacidade produtiva, expansão, entre outros, e todos estes necessitam estar diretamente conexos com prazos.

4) Definir Estratégias

São técnicas que definem os objetivos da organização e como estes lograram êxito. Logo, a necessidade de estarem estreitamente alinhadas com a finalidade traçada, pois as estratégias irão apontar o caminho da organização até o pódio que ela almeja para si, assim, cada método responde ao menos a um escopo final.

Toda esta ferramenta progride de forma lógica, permitindo que o conjunto das etapas sejam sucedidas organizadamente, deixando espaço para lúdicas revisões periódicas a qualquer momento, sejam quais forem os motivos oriundos do mercado, segmento ou da gestão interna do negócio. 

5) Elaboração das ações

Feitas as fases anteriores, é necessário elaborar as ações a serem executadas que correspondem a delimitação de cada estratégia definida. As ações devem vir acrescidas de indicadores de resultados, que delimitem o custo e apresentem a efetividade em resultado da ação elaborada. Nela, é importante ressaltar a necessidade da continua inspeção dos cenários, que levará aos ajustes nos objetivos e, por conseguinte nas estratégias e nas ações. 

Segue abaixo um exemplo de Planejamento estratégico:




Por último, recordamos que o planejamento não é algo “ engessado”, “ imutável”; muito pelo contrário, ele é totalmente adaptável à realidade mercadológica e organizacional. Por isso devemos estar sempre atentos.

Momento do ADM, Adm. Suelen Accioly - 26 de outubro 2016.


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