sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Quando é o momento da ideia do negócio?

O que aprendi foi que “aqueles que definem grandes problemas reais e as pessoas que mais sofrem com isso, têm mais chance de encontrar uma solução que efetivamente impacte o mercado"




Como dito no artigo anterior (Tudo começa pelo problema), é preciso primeiramente identificar um problema para, então, pensar numa solução para ele. Só que existe um intermediário entre o problema identificado e a solução: o cliente. No caso, o cliente nada mais é do que o portador do problema identificado, ou seja, é o público alvo para seu modelo de negócios. Dessa forma, entender quem é seu cliente é primordial para pensar numa solução efetiva.

Entretanto, ao começar a analisar os portadores do problema identificado, pode-se perceber que muitas pessoas o possuem. Mas mesmo que este problema de fato incomode a muitos, certamente haverá um grupo específico que sofre, sente e se incomoda mais com ele. Esse grupo específico é seu público alvo. E quanto mais decifrado estiver o motivo de eles sofrerem tanto com o problema, mais fácil será definir uma solução e torná-la comerciável.

Este é o momento para avaliar o potencial do negócio, afinal será aqui que se deve definir a quantidade de possíveis clientes. Dessa forma, identificar o perfil do seu consumidor é de suma importância para dar continuidade ao projeto, pois somente nesse momento será possível responder à seguinte pergunta: “Como vou resolver o problema dessas pessoas?”.

Quanto antes e melhor for respondida essa pergunta, quanto mais simples e objetiva for essa resposta, maior a chance de sucesso da startup. Também é válido mencionar aqui o modo que a essência de uma startup deve influenciar sua solução. As startups, de modo geral, quebram paradigmas e fazem coisas que ninguém ainda tentou, portanto sua solução deve ser preferencialmente algo inovador e diferente do que já existe para o problema das pessoas.

O que aprendi nesse universo foi que “aqueles que definem grandes problemas reais e as pessoas que mais sofrem com isso, têm mais chance de encontrar uma solução que efetivamente impacte o mercado".



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