quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Em meio a crise hídrica, batismo de aeronave em SP gera questionamentos

KC-390 é a maior aeronave já produzida no Brasil




Foi divulgada nesta terça-feira (3) a entrega da maior aeronave já produzida no Brasil, o avião de cargas KC-390, produzido pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, a fabricante divulgou um vídeo do "batismo" do modelo, que levantou questionamentos devido à crise hídrica que atinge a região Sudeste do país.

De acordo com informações da própria Embraer e da FAB, o voo inaugural aconteceu em São Paulo, estado mais castigado pela estiagem. No vídeo do evento, que você pode ver abaixo, um grande volume de água é jogado na aeronave e nos profissionais envolvidos em sua construção e operação.

Veja o vídeo:



A aeronave

O protótipo do KC-390 realizou seu voo inaugural na manhã desta terça-feira, a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo. Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o Coronel da reserva da FAB, Marcos Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.

"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Ele assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!