sábado, 21 de fevereiro de 2015

O que executivos podem aprender com as escolas de samba

Preparação de escolas de samba e o mundo dos negócios têm mais a ver do que você imagina




Você sabia que um desfile de escola de samba tem muito mais a ver com o mundo corporativo do que imaginamos? Afinal, organizar desfiles grandiosos, fantasias luxuosas e coreografias complexas exigem muito planejamento, parcerias e sabedoria.

Por isso, os executivos Eduardo Adas e Rogerio Chequer, sócios da SOAP – State Of the Art Presentations, fazem essa relação e mostram o que é possível aprender com a maior festa do mundo.

“Para atingir o objetivo proposto, cada escola faz o seu planejamento; é preciso pensar em tudo. Em uma apresentação corporativa, também é preciso planejar. Coloque no papel como pretende atingir os objetivos”, explica Eduardo.

O enredo, por sua vez, pode ser comparado ao storytelling. Segundo Rogerio Chequer, muitas escolas escolhem temas sérios em seus enredos, necessitando sempre de promovê-lo de maneira envolvente, leve e encantadora.

“Dentro das empresas também existem temas delicados, que podem ser apresentados por meio de uma história. Isso fará com que a audiência se conecte com o que está sendo apresentado”, explica Rogerio Chequer, Sócio da SOAP.

No entanto, não basta só ter uma boa história, também é preciso contá-la da melhor forma possível. Em uma escola de samba, o visual das fantasias e carros alegóricos contam muito, já que ilustram a história que está sendo contada. “De nada adianta uma história envolvente, se ela não é transmitida na avenida. O visual tem que complementar a história, fazer parte dela”, explica Eduardo Adas, Sócio da SOAP. Voltando para o mundo dos negócios, podemos dizer que no caso das apresentações corporativas é a mesma coisa: o visual irá reforçar a mensagem que está embutida na história. 

“Em uma apresentação corporativa, também é preciso convencer o espectador. A apresentação não precisa ser sisuda, mas conhecer a fundo o assunto que está sendo apresentado e demonstrar segurança é fundamental”, explica Chequer.

Além disso, ao final de tudo são atribuídas notas e, claro, todos os detalhes contam muito para que a escola seja campeã. Da mesma forma, os detalhes também são percebidos em uma reunião e podem ajudar a empresa a fechar um negócio (ou não).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!