A função dos líderes é fundamental na gestão estratégica da
organização, mas é preciso estar preparado para corresponder às expectativas
tanto da direção da empresa como dos liderados
Ser alçado a um cargo de liderança é um momento muito
importante na carreira do profissional, mas é preciso estar preparado para
corresponder às expectativas tanto da direção da empresa como dos liderados.
Fato é que são vários casos de profissionais que se destacam no que fazem, mas
ao assumir cargos de lideranças não conseguem corresponder a responsabilidade,
levando até mesmo a demissões.
Por isso é preciso treinar a liderança reforçando alguns
pontos dentre os quais se destacam:
- Paixão pelo que se faz para que haja inspiração e entusiasmo;
- Integridade para haver confiança e engajamento,
sinceridade, maturidade com base em experiências passadas e busca pela melhoria
contínua;
- Curiosidade de sempre buscar novas informações e
alternativas;
- Audácia de saber se arriscar quando necessário e
posicionar sua opinião;
- Autoconhecimento, basta realizar uma autoanálise que o
líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.
Além de ter essas características, os líderes também possuem
barreiras a serem suplantadas. O difícil é estabelecer a percepção desses
desafios e estar preparado para fazer com que os mesmos sejam superados.
É interessante citar alguns dos principais desafios da
liderança:
- Maximizar seu tempo, para que possa dar conta de toda
demanda de trabalho;
- Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou
em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da
empresa;
- Motivar e manter o foco das ações e dos trabalhos em
frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;
- Prever com rapidez possíveis problemas no processo de
trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às
mudanças;
- Reavaliar constantemente seu papel como líder e se
reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias
para exercer o papel de liderança;
- Manter um diálogo franco e aberto com a cúpula da
corporação, passando as reais dificuldades e limites de ações, na busca de
estabelecer objetivos reais para equipe.
Se você está pensando que não se enquadra nestas
características, ou mesmo as pessoas com que trabalha, não precisa ficar
preocupado, pois a liderança pode ser desenvolvida com base nas experiências
passadas e através de ações de capacitação. Existem cursos de lideranças que
são focados em atividades práticas e vivenciais que ajudarão nesta habilidade
interpessoal.
Para quem quer se aprofundar no assunto, a Innovia Training
& Consulting preparou um e-Book exclusivo: “Estratégias de Liderança e
Motivação: Competências para tomada de decisão”.
Um guia prático com muitas dicas e estratégias para
potencializar sua liderança e aumentar o desempenho de sua equipe com foco em
resultados diferenciados.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!