Dentro das centenas de métodos sobre empreendedorismo, esses
dois se destacam como ferramentas essencial
A primeira preocupação de toda pessoa que está com uma nova
ideia é saber como ela pode estruturá-la de modo que outras pessoas também
entendem, sem deixar passar nenhuma informação relevante. Dentro das centenas
de métodos sobre empreendedorismo, dois se destacam como ferramentas essencial:
Plano de Negócio e Modelo de Negócio.
O Plano de Negócio
O Plano de Negócio (também conhecido como Business Plan) é o
método mais tradicional usado há dezenas de anos para explicar novas empresas.
Normalmente, é um arquivo em Word/PDF que descree extensamente todas as áreas
do negócio, como:
a) Descrição dos Produtos e Serviços
b) Análise da Concorrência
c) Estratégia de Marketing
d) Segmento de Clientes
e) Distribuição Societária
f) Classificação Tributária
g) Estrutura Organizacional
h) Projeção Financeira e de Retorno
Tipicamente, a pesquisa envolvida na elaboração desses
documentos é cara e demorada, mas os planos de negócios são demandados para
serem avaliados por bancas por incubadoras, investidores e algumas instituições
de fomento.
Um último ponto a se notar é que os Planos de Negócios são
feitos a partir da ideia de negócio, muitas vezes associadas às capacidades
técnicas do empreendedor. Ou seja, todo o plano é feito para "provar"
que aquela ideia é viável em termos de mercado e financeiro.
O Modelo de Negócio
Já o Modelo de Negócio (também conhecido como Business
Model) é uma ferramenta nova desenvolvida pelo consultor Alexander Osterwalder
em 2008. Ela foi criada de maneira colaborativa com mais de 400 empreendedores.
Seu objetivo é criar uma maneira visualmente simples para que se entenda o
funcionamento de negócio e alinhe-se as expectativas de todos os envolvidos. Os
9 campos do quadro (Canvas) são e devem ser preenchidos na seguinte ordem:
a) Segmento de Clientes
b) Oferta de Valor
c) Canais
d) Relacionamento
e) Fontes de Receita
f) Recursos Chave
g) Atividades Chave
h) Parcerias Chave
i) Estrutura de Custo
O Modelo de Negócio tem sido cada vez mais aceito no
mercado, pois ele é uma ferramenta mais adequada para novas empresas que ainda
possuem um alto grau de incerteza sobre o seu negócio e permite que novos
testes e hipóteses sejam vislumbrados. Aqui a premissa é que você acredita que
existe um problema no mercado, mas está longe de saber como resolvê-lo, ou até
mesmo se esse é o mercado correto.
As diferenças entre as Ferramentas
Logicamente, já deu para perceber que são ferramentas
diferentes em muitos aspectos, mas similares em outras. Vamos resumir essa
comparação do quadro abaixo:
Por fim, como podemos perceber, ambas as ferramentas são
válidas e interessantes na hora de estruturar o seu negócio. Enquanto uma
aprofunda mais dados e demonstra um caminho que pode ser explicado para outros,
a outra é mais flexível e permite outras visões ajudando mais na implementação
da proposta e discussão entre sócios/funcionários.
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Fonte: Administradores
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