A iniciativa de utilizar as mídias sociais para investir em
transparência vai ficar para a história como um dos casos mais importantes da
nova era do consumidor
Faz mais de um ano que o mundo se surpreendeu com uma
campanha na qual o McDonald`s explicava porque os hambúrgueres das fotos
publicitárias eram diferentes dos reais. Pouca gente poderia prever que uma
marca dessa dimensão faria algo desse tipo. E o grande impacto gerado era só o
começo. Logo depois, ensinaram os ingredientes do molho e responderam as
dúvidas que os consumidores sempre tiveram mas nunca a marca havia se atrevido
a responder.
O McDonald's Canadá (responsável pela ação) detonou um
barril de pólvora que teve impacto em todos os cantos do Planeta. E conseguiu
isso porque entendeu que no novo mundo do consumidor ganha o maior prêmio quem
tem mais coragem. Como disse na época o Advertising Age ao destacar o caso, “a
transparência obsessiva paga”, e paga muito bem. O caso, que tem sido estudado
por muita gente de maneira bem objetiva, analisando variáveis de comunicação e
de negócio, rendeu um incremento histórico para as vendas da marca. Isso sem
contar com a forma incrível como conseguiu transformar a percepção dos
consumidores.
Agora o que muitos ainda não entendem é que o grande valor
não está em ter respondido as perguntas. Isso é um detalhe. O importante não é
o conteúdo, o importante é a atitude. O consumidor não se importa tanto com o
dado, nem com a receita, nem com a informação. O importante é a relação que se
gera: uma relação de confiança. Porque o grande problema que o McDonalds tinha
no Canadá, como em muitos outros mercados, não são os inimigos, mas as pessoas
céticas, sem conexão com a marca. A esses consumidores, o McDonald’s se mostrou
uma marca honesta, transparente, que se importa com as dúvidas de seu público.
Em outras palavras, alguém que faz publicidade, mas que escuta as pessoas.
O importante em uma campanha em mídias sociais não é
responder perguntas, o importante é ser honesto, não usar truques e não chegar
com respostas prontas. É disso que se trata o novo mundo do consumidor. Por
isso, muitas vezes não podem haver muitos processos de aprovação para as ações,
nem três comitês responseveis por validar a estratégia e a execução. É a vida
real, onde não há tapumes nem tempo para elaborar respostas ou para ler o
teleprompter. Talvez, a prova mais clara seja o Superbowl em que o tweet de
Oreo foi capaz de gerar mais interesse que comerciais que haviam recebido
milhões de dólares e cuja produção havia durado meses.
A campanha do McDonald’s Canadá, que entrará para a história
como um dos melhores casos que marcaram o início da nova era do consumidor,
segue sendo incompreendida por muitos, criticada por muitas marcas que
seguramente não vão sobreviver ao novo mundo do marketing. O mais importante é
que a campanha tem satisfeito os clients e ganhado bastante reconhecimento.
Seguramente, é digna de muitos prêmios de criatividade e efetividade. Mas o
prêmio mais importante, o do que cidadão que crê, se conecta com a marca e a
prefere, sem dúvida, já ganhou.
Fonte: Administradores
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