quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Você sabe como combater a preguiça de seus colaboradores?

Saiba como transformar seu funcionário preguiçoso em uma pessoa motivada e comprometida com a organização




A inércia de alguns colaboradores é um fator extremamente preocupante para a organização, haja vista, que a produtividade é uma das principais virtudes que uma boa gestão deve possuir.

Infelizmente, alguns colaboradores agem dessa forma, tendo a apatia, a indiferença e a negligência como os três principais pilares de sua medíocre personalidade.

Evidentemente, um ser preguiçoso não pode ser mudado da noite para o dia, pois, o processo funciona à longo prazo, todavia, é possível melhorá-lo de forma gradual, até que o mesmo alcance um nível minimamente aceitável sob o ponto de vista da produtividade.

Em primeiro lugar, é fundamental que a relação entre líder e liderado seja uma via de mão dupla, ou seja, em que ambas as partes ganhem, pois, é totalmente desmotivador e alienante executar processos laboriosos sem nenhuma recompensa plausível. Quando um desafio é lançado, o prêmio deve vir junto, para que assim, todos saiam felizes.

Em segundo lugar, é preciso considerar que alguns colaboradores precisam e devem ser demitidos para que uma maçã podre não contamine as outras que estão em perfeito estado no pacote, e também para que os funcionários percebam que existe ordem e justiça na empresa e que, portanto, vale a pena seguir as regras.

Em terceiro lugar, é preciso que o ambiente corporativo seja harmônico e saudável, para que assim, as pessoas se sintam felizes no ambiente em que trabalham. Muitas empresas possuem estrutura, plano de carreira, boa remuneração, dentre outras coisas, mas possuem um clima organizacional totalmente desmotivador, pesado e melancólico, comprometendo assim, a produtividade da equipe.

Em quarto e último lugar, é preciso que a liderança seja democrática, para que os colaboradores possam expressar suas opiniões sem sofrer retaliações. O líder tem obrigação de ouvir seus liderados e tentar contribuir positivamente de alguma forma para resolver algum problema que venha a ocorrer, bem como para aproveitar alguma ideia criativa que o colaborador possa vir a externar, fazendo com que o mesmo se sinta valorizado pela empresa.
  
Portanto, essas quatro etapas, a saber: lançar um desafio e recompensar o cumprimento do mesmo, demitir os funcionários desmotivados antes que contaminem os outros, criar um clima organizacional harmônico e saudável e ter uma liderança democrática, são fundamentais para criar uma equipe que seja pró-ativa e motivada.

A mediocridade só tem o poder de alcançar aqueles que não possuem vontade de crescer na vida, como os preguiçosos, por exemplo. Sendo assim, que possamos energizar constantemente a nossa alma, para que assim, possamos ser pessoas determinadas, motivadas, e principalmente, dotadas de uma grande disposição, fazendo com que as atividades sejam encaradas com agilidade e total eficiência, gerando soluções inteligentes para as pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!