As comparações com o futebol por vezes nos ajudam a entender
alguns aspectos importantes, quando discutimos sobre formações de times em
diversos outros contextos, inclusive, nos negócios
Conversando com um grupo de alunos sobre qual a melhor
estratégia para montar equipes de vendas, veio um comentário inesperado:
"no meu time ideal, todos seriam iguais ao Messi".
Embora perigosas, as comparações com o futebol por vezes nos
ajudam a entender alguns aspectos importantes, quando discutimos sobre
formações de times em diversos outros contextos, inclusive, nos negócios. No
caso, a discussão sobre a importância relativa entre se ter profissionais com
talentos extraordinários, quase dons, e outros não tão talentosos, mas que
respondem muito bem a programas de formação e acabam dando resultados muito
bons.
Em vendas, tal como no futebol, profissionais com muito
talento, mas resistentes ao treinamento e em adotar técnicas e práticas, acabam
por entregar resultados inferiores àqueles apresentados por outros, os quais
não possuem tantas qualidades inatas, mas compensam com disciplina,
organização, formação e o uso de automação.
Com frequência, empresas buscam profissionais de vendas que
apresentam as características comuns, mas subjetivas, dos supostos grandes
talentos, tais como experiência, apresentação, facilidade de expressão e
relacionamento, carisma entre outras que formam a personalidade de pessoas que
sabem argumentar, convencer e negociar com pessoas. Aspectos como formação,
disciplina e disposição para receber treinamento são negligenciados. Acreditam
que, desta forma, construirão times de vendas vencedores. Podem até acontecer
bons resultados, porém, sem a consistência necessária para serem previsíveis ou
terem regularidade. Entretanto, é cada vez mais frequente constatarmos que
equipes menos dotadas dos aspectos subjetivos, porém, com profissionais de boa
formação, abertos ao aprendizado, disciplinados e treinados continuamente,
apresentam resultados ascendentes e sustentáveis.
Outro aspecto que vem reforçando o argumento da preparação e
formação como fator de sucesso em vendas é o uso crescente da automação de
vendas no apoio a atividade dos profissionais. São recursos os quais se usados
por profissionais preparados, levam a excelentes resultados. Enquanto isto, é
comum aos profissionais que só confiam em seu talento rejeitar fortemente
quaisquer tentativas de se impor métodos ou processos automatizados, terem
dificuldades para obter resultados que tinham antes. O que mudou? A ciência
substituiu a arte?
Definitivamente, a resposta é não. Mas o cliente e seu
comportamento de compra sim, não é mais o mesmo.
O cenário dos negócios hoje não permite mais abrir mão das
metodologias, melhores práticas e ferramentas de automação de vendas. Procure
os talentos, sempre, mas não abra mão de treiná-los, prepará-los e
instrumentalizá-los. Privilegie a arte, mas não aceite resistências em seu
nome. Previsibilidade e assertividade também são qualidades muito importantes
para quem quer obter resultados. E a boa notícia é que podem ser adquiridas e
desenvolvidas com a ajuda de métodos, treinamento e automação.
Nestes últimos meses do ano, quando iniciarem o planejamento
para o próximo ciclo, não deixem de considerar este assunto em suas pautas de
investimento.
Fonte: Administradores
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