sábado, 5 de outubro de 2013

Disfarçado de mensagem de voz, vírus se espalha no Whatsapp

Malware que vem em forma de mensagem de voz pode roubar senhas e dados privados dos usuários do aplicativo




Uma ameaça à segurança dos usuários de dispositivos móveis está se espalhando nesta quinta-feira, 3, a partir do aplicativo que possibilita o envio de mensagens instantâneas Whatsapp.

Enviada no programa como “You have a new voicemail” (ou seja, “você tem uma nova mensagem de voz”), “1 New Voicemail” (“1 nova mensagem de voz”) ou “4 New Voicemails” (“4 novas mensagens de voz”), a armadilha inclui um botão play, que redireciona o usuário a diversas URLs, as quais contêm arquivo suspeito para download, que é a própria mensagem de voz.

Ao baixar o arquivo, entretanto, a vítima descobre que se trata do Trojan Kuluoz A.27, conhecido por roubar senhas e dados privados. A informação foi divulgada pela empresa de segurança digital Avira.

Se você receber a mensagem, não entre em pânico: como as mensagens de voz do Whatsapp são reproduzidas dentro do aplicativo, e não podem ser baixadas por fontes externas, o procedimento correto é fechar e mensagem e deletá-la, para não entrar em contato com os links e evitar que o problema continue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!