Diversas são as justificativas, poucos são os estudos e
planejamento. Esse contexto gera o conhecido resultado de que 1 em cada 3
empresas fecham nos dois primeiros anos de funcionamento. Entenda alguns dos
riscos de 5 justificativas bem conhecidas
“Tenho uma ideia genial”; “Cansei de trabalhar para os
outros”; “Tenho o sócio certo”, “Todo mundo está empreendendo” ou “Estou com um
dinheiro para abrir o negócio”. Diversas
são as justificativas, poucos são os estudos e planejamento. Esse contexto gera
o conhecido resultado de que 1 em cada 3 empresas fecham nos dois primeiros
anos de funcionamento.
Feliz é aquele que conhece sua motivação e consegue ser
impulsionado por ela, mas aquele que conhece as armadilhas da sua motivação é
inteligente e propenso ao sucesso.
1. “Tive uma ideia
genial e ninguém pensou nisso ainda!” – Tem certeza? Com base em que dados você
sabe que ninguém pensou/tentou antes? A ideia é genial apenas para você ou mais
alguém acredita nisso? É essencial que você seja apaixonado para vender sua
ideia, mas realista o suficiente para analisa-la imparcialmente. Caso não
consiga ser imparcial (o que é extremamente natural), convide alguém para
avaliar. Não generalize seus gostos e experiências, afinal o mercado não
funciona conforme seus parâmetros. Pesquise, mostre a sua ideia a alguém,
desenvolva-a. Caso contrário, o potencial de negócio será razoavelmente
reduzido.
2. “Tenho o sócio
certo” – Cursar ou se formar numa profissão não significa, necessariamente,
capacitação. Seja imparcial para avaliar seu sócio e a si mesmo no que tange as
competências para tocar o negócio. Além disso, é essencial que se tenha o
mínimo de afinidade e experiência com a área desejada. Se você é engenheiro e
seu sócio é matemático, pondere algumas vezes antes de decidir abrir uma
empresa voltada a recursos humanos.
A propósito, ter dinheiro não é competência de gestão. Se a
pessoa que investe na sua ideia não sabe do que se trata, provavelmente irá te
cobrar muito e fazer pouco. Pense bem nisso!
3. “Cansei de
trabalhar para os outros” – Se essa é sua única motivação, desista. Funcionário
trabalha (ou pensa que trabalha) para seu chefe. Dono de empresa trabalha para
o governo, para os clientes, para os funcionários, entre outros grupos de
interesse (stakeholders). Para mais, recomendo o artigo “Por que só algumas
empresas conseguem sobreviver e crescer?”, do autor Orlando Norio.
4. “Todo mundo está
empreendendo” – Sim, muita gente está empreendendo. Com nossos 17,5% da
população compondo a Taxa de Empreendedores em Estado Inicial, temos o mais
alto índice de empreendedorismo do G20 (fonte – GEM 2010). Mas, como o objetivo
deste artigo é apresentar os riscos, qual a taxa de mortalidade dessas
empresas? Mais precisamente, qual a taxa de mortalidade da sua região, do seu
setor e da atividade do seu futuro empreendimento? É necessário saber (ou pelo
menos ter ideia, no caso de criação de produtos/mercados) quais as condições do
mercado em que está se entrando antes de qualquer investimento de tempo,
dinheiro e suor.
5. “Estou com
dinheiro para abrir um negócio” – Quais as taxas e outras formas de
investimento que este montante pode ser aplicado? Antes de realizar qualquer
aplicação de capital, seja num negócio ou em um fundo de investimento, calcule
e entenda o custo de oportunidade. Ou seja, é necessário saber a rentabilidade,
taxa interna de retorno (TIR) e tempo de retorno do investimento (payback) e
comparar com outras modalidades de investimento.
Além disso, é necessário saber se esse capital é suficiente
para abrir e sustentar o negócio no curto prazo. São diversos os casos em que o
empreendedor calcula o dinheiro exato para abrir o negócio e termina quebrando
por não possuir capital de giro para segurar a operação em meses iniciais.
Por fim, creio que a lição principal seja: PLANEJE E ESTUDE.
Planejamento e informação nunca são demais. Estude, converse, revise, se
informe, calcule e seja imparcial. Aproveite para fazer isso tudo antes de
realizar o investimento. Se perceber que esqueceu algum detalhe importante após
o investimento feito, o prejuízo é muito maior.
"Quanto mais suor derramado em treinamento, menos
sangue será derramado em batalha."
Dale Carnagie
O objetivo do artigo não é desestimular o empreendedorismo;
é conscientizar. Se você tem uma ideia e plano sólidos, esse artigo vai ser um
checklist ou lembrete de alguns fatores que você deve ponderar (se já não o
fez). Se não estão tão sólidos, prepare-se para investir tempo e suor em
planejamento.
Fonte: Administradores
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