Existem grandes desafios no momento de se aplicar as
técnicas de marketing de relacionamento, principalmente, entre micro e pequenas
empresas, mas será que é tão complicado assim?
Segundo McKenna (1991), marketing de relacionamento
significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de
clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto,
desenvolvimento de processos industriais e de vendas.
Hoje a realidade das técnicas de marketing de relacionamento
aplica das nas empresas brasileiras ainda é pouco efetiva. Principalmente
quando falamos de pequenos negócios. Os pequenos gestores por estarem
envolvidos em vários processos da empresa e ainda apresentar limitações na
equipe, infraestrutura, entre outros problemas. Focar no marketing de
relacionamento se torna uma tarefa muito complicada e custosa. Deixando escapar
a possibilidade de aumentar seus lucros, retenção de mais clientes e a chance
de inovar em seu negócio graças às informações valiosas que os clientes podem
dar sobre sua empresa.
Alguns empresários percebendo essas dificuldades desenvolveram
projetos para dar suporte a esses gestores. Hoje empresas como a Tracksale desenvolve um serviço de pós- venda para
esses gestores. A Multiplus e Dotz dão suporte para criação de pacotes de
milhagem e troca de pontos entre os clientes das empresas e a Linkar que é
especializada em marketing de relacionamento como um todo para pequenas e micro
empresas. Contudo que processos são esses?
Vamos a alguns processos para instaurar o marketing de
relacionamento:
- Concentrar os esforços de marketing da empresa para a base existente de clientes, aumentando a confiança entre clientes e empresa sempre monitorando a qualidade dos produtos ou prestação dos serviços.
- Desenvolver uma base de dados para os clientes que já compram com você e sempre mantê-los informados das novas ofertas e promoções da loja.
- Entrar em contato com os clientes em datas especiais e aniversários.
- Pesquisar informações dos clientes sobre seus produtos e atendimentos.
Manter a
perspectiva integrada, desenvolvendo bonificações para clientes que mais
compram com você. Pacotes de pontos ou cartões fidelidade.
Esses são os processos básicos para se desenvolver um bom
marketing de relacionamento. São demorados e buscam resultados em longo prazo.
Os empreendedores no começo do negócio estão procurando resultados rápidos e
acabam optando por ações que vão fazer os clientes irem a seus estabelecimentos
sem que a empresa esteja preparada para manter um relacionamento contínuo que
reduziria consideravelmente seus custos de vendas.
Muitos empresários também estão presos ao operacional de sua
empresa não tendo tempo para desenvolver essas estratégias e por causa do custo
de ter um funcionário ou uma equipe que consiga focar no marketing de
relacionamento.
Então, cada vez mais o mercado precisa de empresas que
possam assessorar os empresários nesse sentido, criando ambientes propícios
para que eles possam se destacar no mercado e realizar todos seus sonhos de
crescimento empresarial.
Abraços!
Fonte: Administradores
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