Para fazer negócios formais é necessário o conhecimento de
algumas regras e normas da produção comunicativa escrita. Do mesmo modo que a
oratória é fundamental para fazer bons negócios, saber as normas de elaboração
de cartas comerciais, de relatórios e mandar e-mails formais, enfim, conhecer
regras de etiqueta da escrita é importante para passar credibilidade e respeito
a quem se deseja negociar e, também, para ampliar a sua rede de negócios, pois
para estabelecer contatos com pessoas de origem e cultura totalmente diferentes
a escrita é uma ferramenta essencial.
Assim como a aparência, os gestos e a imagem, desenvolver a
escrita como uma competência pessoal pode ser bastante eficaz na hora de fazer
bons negócios. O texto técnico precisa ser bastante claro, objetivo, exato, sem
caráter emocional: deve cumprir a sua função básica que é transmitir
informações de forma clara e direta. Nos e-mails, deve-se ter o cuidado na hora
de identificar o assunto, pois, muitas vezes, quando não colocamos o assunto em
questão o e-mail não vai para a caixa de entrada, o que pode representar uma
perda de oportunidade na hora de fechar um negócio.
A carta comercial também deve seguir um padrão, como
respeito às suas margens, ao lugar correto de colocar o cabeçalho, e assinar sempre.
O relatório é uma forma essencial de comunicação nos negócios. O formato do
relatório depende de alguns fatores, como objetivos, nível de detalhamento e
nível de formalidade necessário. A estrutura é um elemento essencial de um
relatório profissional que deve apresentar um sumário, títulos, itens ou
tópicos, tabelas e gráficos para separar e organizar a informação da forma mais
concisa possível. Isto tornará o relatório mais efetivo e atraente para o
leitor.
Esperamos que vocês aproveitem nossas dicas na hora de
formalizar seus negócios por escrito!
Fonte: Negociação
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