Especialista fala sobre como agir quando a franquia não fatura o esperado
Esse pode ser um problema recorrente em vários negócios,
sejam franquias ou não, por depender de uma série de fatores, tanto externos
(condições econômicas do país, renda do consumidor, inflação, etc) quanto
internos (disponibilidade de produtos, atendimento, localização do negócio,
etc).
Há vários pontos que devem ser avaliados e diagnosticados
pelo franqueado e sua equipe para tentar entender os reais motivos dos
resultados abaixo do esperado. Encontrar meios para crescer o faturamento é, de
fato, um dos principais desafios para os empresários. Alguns aspectos que podem
contribuir no aumento dos resultados estão listados a seguir:
• Atendimento aos clientes e serviços – proporcionar uma
excelente experiência de consumo e gerar o encantamento pode ser um diferencial
importante para melhorias.
• Capacidade de gestão de negócios – a atitude do franqueado
em relação ao seu negócio e o acompanhamento sistemático e consistente dos
indicadores de performance, adotando uma postura preventiva na gestão e
corretiva ao identificar distorções de resultados.
• Avaliação financeira – não confundir o caixa da empresa
com o da pessoa física e permitir que a empresa fique capitalizada para poder
investir em ações de promoções, divulgação ou marketing, que tragam mais
clientes para o seu negócio e se convertam em vendas.
• Cultura e ambiente de trabalho – tem sido cada vez mais
destacada a importância das pessoas na geração de valor para o negócio e a
cultura empresarial da franquia pode ter grande impacto no ambiente de
trabalho. Pessoas insatisfeitas e sem harmonia de trabalho em equipe afetam
diretamente a satisfação de clientes.
• Alinhamento ao sistema de franquias – estar atuando de
acordo com as regras e diretrizes da franquia é sempre fundamental para manter
o negócio funcionando adequadamente e muitas vezes o cliente reconhece que uma
unidade franqueada especificamente não adota os mesmos padrões e isso traz
repercussão no resultado do negócio.
Buscar apoio com a equipe da franqueadora também poderá ser
uma alternativa bastante importante e viável, pois um dos pilares do sistema de
franchising é a transferência de know-how por meio de um serviço de apoio dos
consultores de campo e negócios, especialistas que visitam as franquias
rotineiramente para poder contribuir com a melhoria de resultados das
franquias.
Fonte: Exame
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