A estratégia por trás de uma apresentação é uma das etapas
mais importantes e o que irá definir a forma que sua apresentação tomará -
tanto no visual quanto na mensagem - e ignorar este fato é, infelizmente, comum
entre diversos profissionais de todos os setores
De forma franca, seria ingenuidade de um profissional
acreditar que uma apresentação profissional é a única e total responsável pelo
sucesso ou fracasso de sua estratégia. Creio ser prudente considerá-la a
ferramenta que irá potencializar o resultado. A estratégia por trás de uma
apresentação é uma das etapas mais importantes e o que irá definir a forma que
sua apresentação tomará - tanto no visual quanto na mensagem - e ignorar este
fato é, infelizmente, comum entre diversos profissionais de todos os setores.
Ao inserir a apresentação como ferramenta de comunicação
dentro de sua estratégia (e creio ser difícil - arrisco dizer impossível -
ignorar a necessidade de sua existência e dependência), você estará aceitando
estabelecer uma relação social com uma ou mais pessoas. Isso significa que,
independente de seu propósito, é preciso preocupar-se em criar diálogo com a
audiência.
E como fazer isso? Comece colocando-se no lugar de quem irá
te ouvir, refletindo sobre suas características - como quem são, de onde são,
quais seus problemas - e buscando as informações que suprem tais questões,
tomando cuidado em diferenciar o que você quer falar com o que você precisa
falar. Neste momento, a insegurança pode gritar e te pressionar a colocar todas
as informações. Ignore esta emoção e seja racional: o momento de cativar uma
audiência requer seletividade e assertividade de informações, dentro de um
tempo que provavelmente será menor do que você gostaria de ter.
Uma apresentação profissional é desenvolvida com o mesmo cuidado
e excelência de uma campanha publicitária: mais do que compilar excessivas
informações em um arquivo de PowerPoint, é entender como será a comunicação de
acordo com o público-alvo, trabalhando na forma com que as informações serão
apresentadas para, no final, conquistar a simpatia e adesão do espectador.
Portanto, como ela pode ajudar? Partindo do princípio de sua
concepção: é um material profissional de comunicação feito por especialistas
que entendem a melhor forma de se comunicar, sabem o que funciona e o que não
funciona e estão acostumados a atender a todos os setores.
Trata-se de um material que possui impacto desde a primeira
impressão (e, convenhamos, a máxima "a primeira impressão é a que
fica" é uma grande realidade), ainda mais por muitos profissionais ainda
optarem por desenvolverem suas apresentações de forma amadora e as pessoas
estarem acostumadas a assistirem apresentações ruins, entediantes e até mesmo
confusas.
Quando se conquista a simpatia de alguém as portas ficam
praticamente abertas, pois a audiência se identifica com você tanto pelo seu
discurso quanto pelo seu material apresentado e a partir deste momento, a
retenção de informações torna-se mais fácil - sua apresentação torna-se
memorável.
E ser memorável significa permanecer ativo na memória de
quem o assistiu, e tratando-se de negócios o que mais queremos é sermos
lembrados, certo? Principalmente se a experiência for gratificante, onde ambos
os lados se relacionam socialmente através de um assunto em comum que foi
tratado (e apresentado) com seriedade e profissionalismo - isso transmite
preocupação, cuidado e interesse.
Formas de se apresentar são o que não faltam, e não são elas
que farão a diferença na hora de apresentar um projeto ou uma campanha, tentar
vender uma ideia ou conceber uma parceria, mas sim se você, naquele momento, se
comportará como um profissional, com um material profissional, que tratará
aquela oportunidade de fechar o negócio como única, pois assim é o mercado: a
chance que um perde, outro conquista, e se depender de uma "simples"
apresentação, você irá desperdiçar a chance?
Apresentação profissional cuida não apenas do material
informativo e atrativo, mas também da autoestima do profissional, transmite
segurança e conforto - é um investimento de imagem (tanto a do profissional
quanto da empresa que ele representa), que vai além do que os olhos podem ver,
aprofunda-se na questão social que faz, sim, diferença na hora de se
apresentar.
Fonte: Administradores
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