Nos últimos três anos, do total de estratégias formuladas
por mais de 500 empresas, 44% fracassaram, segundo pesquisa do Project
Management Institute
São Paulo - A maioria das grandes empresas sabe que é
preciso traçar boas estratégias para alcançar o sucesso, mas grande parte delas
ainda falham na implementação dessas ideias. É o que aponta um estudo da
associação mundial Project Management Institute (PMI), feito em parceria com a
unidade de inteligência da The Economist.
De acordo com a pesquisa conduzida em março de 2013 e
divulgada no Brasil nesta semana, dos 587 executivos globais seniores ouvidos,
88% reconhecem que é importante entregar resultados baseados no plano
estratégico. Mas, nos últimos três anos, 44% dos planos estratégicos delineados
por eles não foram bem sucedidos.
Tanto que 61% dos entrevistados admitem que suas empresas
precisam de se esforçar pra preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia
e sua implementação no dia a dia.
Devido à variedade de setores e de características de cada
empresa, é difícil eleger um único problema que atrapalha o desenvolvimento das
estratégias e criar uma receita para solucioná-lo. Porém, há algumas
iniciativas comuns que podem ajudar a tirar os planos do papel.
1 Não basta ser chefe, tem que participar
Segundo o PMI, o envolvimento da liderança é fundamental.
Apesar disso, 28% dos executivos
disseram que projetos individuais para aplicar estratégias, normalmente, não
têm o apoio necessário dos membros do alto escalão. “Os líderes devem ter um
papel efetivo em cada elemento da implementação do projeto, o que inclui a
priorização de iniciativas e alocação de recursos”.
2 Invista em treinamento
Outro ponto importante é a gestão de talentos. Para o PMI,
“ela é fundamental para alcançar o sucesso na implementação da
estratégia”. Segundo a associação, isso pode ser feito por meio de treinamentos
que reforcem o pensamento estratégico dos funcionários para ensiná-los a usar
as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos. “Organizações de alta
performance promovem o desenvolvimento contínuo dos gerentes de projetos para
alcançarem o sucesso”.
Entre os pesquisados, apenas 41% afirmaram que suas
companhias contam com pessoal qualificado para colocar as iniciativas em
prática. Além disso, no que diz respeito a quem coordena essas ações, apenas
18% dizem que contratar pessoas com habilidades e talentos de liderança para
dirigir a aplicação das estratégias é uma prioridade, enquanto 11% dizem que
suas corporações consideram muito importante desenvolver essas características
em executivos que já estão lá dentro.
3 Crie padrões
Padronizar práticas da companhia também pode favorecer os
resultados. “Padronizar leva a um uso eficiente dos recursos, o que permite
mais tempo para focar em liderança, inovação e entrega de produtos e serviços”,
segundo o PMI.
Para os executivos ouvidos na pesquisa, a principal barreira
para a implementação das estratégias é a falta de habilidades para
gerenciamento de mudanças (45%). A falta de recursos vem em segundo lugar, com
29%. Veja agora o que eles consideram que são as principais razões do sucesso
das estratégias nas corporações:
Prática | Porcentagem de empresas |
---|---|
Ideia comprada e suporte da liderança | 51% |
Implementação qualificada | 39% |
Bom ajuste entre iniciativa específica e estratégia em geral | 37% |
Bom planejamento | 32% |
Iniciativa recebe pessoal qualificado | 28% |
Boa comunicação | 25% |
Habilidade de gerenciar mudanças organizacionais | 25% |
Iniciativa recebe financiamento suficiente | 24% |
Ainda de acordo com a pesquisa, 13% dos respondentes estão
acima da média na execução da estratégia. No estudo, tais empresas foram
classificadas como "melhores
executores". De acordo com os resultados, tais companhias completaram, nos
últimos três anos, 20% mais estratégias do que as outras. Em mais da metade
delas, a estratégia está alinhada com o modelo de negócios atual. Entre as que
não fazem parte deste grupo, isto é realidade apenas em uma empresa a cada 16.
Veja a tabela:
Atividade | Melhores executores | Outros |
---|---|---|
Iniciativas de estratégia de sucesso nos últimos três anos | 73% | 53% |
Desempenho financeiro de banchmark acima da média | 65% | 18% |
Estratégia alinhada com modelo de negócios atual | 51% | 6% |
Veja qual é o papel do líder nas empresas consideradas melhores executoras e nas outras:
No que os líderes se envolvem | Melhores executores | Outros |
---|---|---|
Fiscalização geral | 72% | 63% |
Definir abrangência | 68% | 61% |
Comunicação e sua importância para a empresa | 56% | 46% |
Criação da equipe de projeto | 55% | 40% |
Avaliação do sucesso | 48% | 37% |
Assegurar recursos para a iniciativa | 39% | 22% |
Implementação e acompanhamento de resultados | 35% | 22% |
Decidir e fazer ajustes necessários à iniciativa | 32% | 29% |
Alimentar conhecimentos estratégicos adquiridos a partir da iniciativa para a produção e implementação da estratégia | 29% | 13% |
Fonte: Exame
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