Dica do Prof. Dr. Claudio Felisoni, presidente do PROVAR,
mostra que praticar preços quebrados pode ajudar a melhorar as vendas
Pode-se dizer que o varejo vive um
momento que não é ruim. Afinal as vendas continuam crescendo. Muitas são as
estratégias para estimular as vendas. Em um espaço tão restrito vale muito
chamar a atenção. Uma opção que vale muito é a utilização dos preços
“quebrados”, ou seja, R$ 9,99, R$ 99,99 e assim por diante.
Em uma
pesquisa do PROVAR, mais de 70% dos consumidores associaram o preço
terminado em nove com produtos em promoção. Embora essa política seja
relativamente comum, esta estratégia eleva a rentabilidade. Estudos provam que
praticar preços quebrados vende mais: nos Estados Unidos, em duas amostras
equivalentes, foi vendido um batom por dois preços distintos. Para um grupo de
consumidores o batom foi vendido a U$ 6,00 e para outro a U$ 5,90. Para o grupo
em que o preço foi apresentado a U$ 5,90 as vendas foram 20% mais altas!
Essa é uma estratégia simples, porém muito efetiva para
administradores do varejo. O PROVAR, um dos mais renomados centros de pesquisa
em mercado de consumo do Brasil, elabora estudos avançados para aprimorar ainda
mais a carreira de quem faz parte desse mercado altamente competitivo. O MBA
Negócios do Varejo: Estratégia & Gestão é um dos mais tradicionais e
reconhecidos MBA’s do País em administração de varejo e está com inscrições
abertas. A próxima turma começa em
Setembro de 2013.
Fonte: Administradores
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