Na corrida por ganhar Likes e Tweets, muitas empresas acabam
errando no seu posicionamento editorial e, consequentemente, não conseguindo
resultados através do marketing de conteúdo. Esse artigo mostra como evitar
esse desalinhamento
“Posicionamento não acontece na empresa, acontece na cabeça
do cliente”. Em um livro clássico sobre o tema, Al Ries explica que o
posicionamento é como a marca é vista pelas pessoas.
Por mais que sua empresa queira conquistar determinada
posição, são as interações da marca com o público - incluindo o conteúdo que
publica na Internet - é que criam e contribuem diretamente para a formação
dessa imagem que o cliente tem da empresa.
Por este motivo é muito importante manter o foco editorial
no conteúdo do seu blog ou site. Quanto mais a empresa “martelar” o tema ou
posição que quer ocupar, maior a probabilidade de ser assim reconhecida e de os
potenciais clientes lembrarem da empresa quando pensarem no assunto do seu
negócio.
É muito comum vermos em blogs ou páginas de empresas no
Facebook, por exemplo, posts que não possuem qualquer relação com sua área de
atuação. São piadas, cumprimentos de “Bom dia” acompanhados de fotos que nada
tem a ver com a sua proposta, entre outras falhas no posicionamento editorial.
Para evitar esses problemas, veja algumas dicas que podem
ajudar sua empresa a não perder o foco e a garantir que o posicionamento da
empresa seja mantido no conteúdo.
“Métricas de engajamento” não devem, sozinhas, guiar a
produção de conteúdo
Imagine que você dirija um carro e precise chegar a uma
determinada posição o mais rápido possível. É óbvio que a velocidade é um fator
importante, mas nada é mais importante que a direção: andar rápido na direção
oposta do seu objetivo não resolve o problema.
Métricas como o número de comentários ou curtidas que um
post recebeu podem medir a “velocidade”, no entanto, não ajudam a avaliar a
"direção", ou seja, determinar o quanto isso de fato contribui para a
empresa.
Se a política de conteúdo não estiver bem direcionada, a
velocidade não faz diferença ou, ainda pior, causa a falsa sensação de que a
estratégia de marketing digital está fluindo bem.
Crie uma posição de referência na sua área de atuação
O que grande parte das empresas busca na Internet é ter uma
comunidade em torno da marca. É preciso haver uma ideia, um assunto que
interesse a todos que ali estão. O conteúdo educativo sobre o seu negócio deve
ser o grande interesse em comum entre todas as pessoas que estão ali. É isso
que os seguidores esperam receber ao acompanhá-la, é o que agrada a todos e o
que contribui da melhor forma para o seu posicionamento.
Se sua empresa publica uma piada aleatória, pode agradar
alguns, mas outros podem achar que falta seriedade. Comemorar a vitória de um
time com um post engraçadinho, então, pode dividir ainda mais a audiência. Há
boas chances de desagradar várias pessoas com um simples comentário e o que é
pior: isso não traria vantagem alguma. Deixe essa função para os milhões de
sites que existem por aí com o objetivo de entreter o público de massa.
O fato é que fugir do tema dá margem para que algumas
pessoas fiquem descontentes de maneira desnecessária, sem trazer muitos
benefícios para a empresa em troca dessa perda. Muitas vezes podem ser
exatamente as pessoas mais interessadas no produto que acabam se afastando,
deixando ali apenas os interessados em “entretenimento geral”.
Leve isso em consideração: você não vai querer atrair novos
contatos porque eles acham sua empresa divertida, você quer atrair pessoas
porque elas se interessam no seu mercado e que elas possam te ver como uma
autoridade do assunto, criar confiança e, consequentemente, tornarem-se
compradores do seu produto ou serviço.
3 passos essenciais para conduzir uma boa política de
conteúdo:
· Identificar a
imagem que sua empresa deseja conquistar: a grande expert em determinado
assunto, a que descomplica, a mais barata, a que garante os resultados, a que é
especialista em determinado segmento, entre outras possibilidades;
· Identificar as
características do público-alvo (ou seja, criar uma persona): determinar um
cliente que represente o público ideal com seus hábitos, gênero, grau de
instrução, tipo de empresa e cargo que trabalha, problemas principais, etc;
· Delimitar os tipos
de conteúdo e assuntos que são atrativos para o público-alvo e ao mesmo tempo
ajudam a reforçar (ou ao menos em alguns casos, não prejudicar) a imagem a ser
transmitida.
A partir dessas informações você vai conseguir definir
tópicos interessantes que podem ser abordados sobre a área de atuação do seu
negócio e montar um calendário de publicação que será um grande auxílio para
não escorregar e acabar perdendo o foco.
Pode ser mais trabalhoso conseguir ganhar velocidade
implantando uma boa política de conteúdo, mas certamente os benefícios e a
posição conquistados em longo prazo serão mais concretos.
Fonte: Administradores
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