É cada vez mais comum nós, trabalhadores, sermos obrigados a
fazer nossas refeições diárias fora de casa. A corrida contra o relógio, as
atividades a serem desenvolvidas, o senso de urgência muitas vezes nos
impossibilita de voltarmos para casa no horário de almoço, e não nos resta
outra alternativa senão optarmos por um restaurante
É cada vez mais comum nós, trabalhadores, sermos obrigados a
fazer nossas refeições diárias fora de casa. A corrida contra o relógio, as
atividades a serem desenvolvidas, o senso de urgência muitas vezes nos
impossibilita de voltarmos para casa no horário de almoço, e não nos resta
outra alternativa senão optarmos por um restaurante.
A escolha desse estabelecimento se dá por inúmeras razões,
você sabe muito bem. A qualidade da comida servida, a localização, o preço, o
atendimento cordial entre outros. Mas eu costumo dizer que um cliente escolhe o
seu restaurante pelo cardápio, mas volta por conta de seu atendimento. O que
quero dizer é que a qualidade dos pratos servidos – sabor, preparo, cuidados,
apresentação dos alimentos – é muito importante para trazer um novo cliente até
o restaurante.
Conheci muitos restaurantes porque algum amigo me indicou
pela boa comida. Mas o retorno desse cliente ao mesmo restaurante depende de
outros fatores, como o bom atendimento, o ambiente de restaurante, a decoração,
a limpeza dos banheiros, a conservação dos mobiliários.
Vez ou outra, faço minhas refeições em um restaurante
próximo ao meu escritório. A comida servida no estabelecimento, embora simples,
é de boa qualidade. Mas eu percebo uma série de melhorias a serem executadas
neste restaurante. Aspectos que muitas vezes, infelizmente, passam
despercebidas pelos proprietários ou gerentes. As cadeiras do estabelecimento a
que me refiro – são de metal - estão mal conservadas, necessitando de reparos
em seus assentos (estofados rasgados) e uma nova mão de tinta (cadeiras
descascando). As toalhas de mesa estão surradas, precisando ser substituídas. O
local é escuro, e as cores das paredes não favorecem a boa iluminação. O
restaurante não possui sistema de ar condicionado, e quando o clima está
quente, todas as janelas são abertas. A ventilação natural é agradável, mas o
vento que entra pela janela pode causar alguns pequenos incidentes (imagine a
farofa de seu prato voando em direção a mesa ao lado).
E talvez o ponto crucial: o banheiro. Já presenciei o
banheiro deste restaurante totalmente alagado, por conta de um vazamento no
registro do vaso sanitário. Em muitas ocasiões não há sabonete líquido e por
vezes falta até papel toalha para enxugarmos as mãos. Ora, o cuidado com a
higiene de um estabelecimento que comercializa alimentos é requisito
fundamental, não concorda?
Estou utilizando esse exemplo para ilustrar a miopia com que
alguns restaurantes são administrados. Como havia citado anteriormente, os
clientes frequentam um restaurante não somente pela comida. Eles querem além de
uma boa refeição, um atendimento rápido e cordial da equipe de garçons, um
ambiente confortável e, de preferência, climatizado, cadeiras confortáveis, um
som ambiente de qualidade (e no volume adequado) e banheiros limpos. As pessoas
não vão a um restaurante apenas comer; buscam também um momento de prazer,
tranquilidade e entretenimento, por que não dizer? Isso exige toda uma
ambientação agradável. Os proprietários devem ter cuidado até com o estilo
musical que executa em sua casa e com o volume da música.
Para envolver positivamente o seu cliente, os restaurantes
precisam explorar os cinco sentidos humanos. Além da degustação, precisam
também agradar o olfato, o tato, a visão e a audição de seus frequentadores. É
no conjunto da obra que conquistamos a satisfação de nossos consumidores.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!