Análise de vídeo feito por Alex Wang e o impacto
contraditório que causou
No meio de tantos diálogos sobre a responsabilidade social
das empresas, no dia 01/08 o estilista Alexandre Wang vai ao sentido oposto a
estes ideias e estreia um vídeo onde mostra o dia em que convida os
consumidores a um galpão, e disponibiliza gratuitamente peças de sua coleção,
advertindo que podem pegar o que puderem carregar. No vídeo é mostrada
histeria, brigas e destruição do setting pelo público que buscava carregar a
maior número de peças mesmo que fossem repetidas.
Quando vejo este vídeo me pergunto, onde ele quis chegar? É
claro que distribuir peças e tornar um vídeo viral é algo que trará grande
repercussão, mas nem sempre positiva, muitos comentários sobre esta campanha é
de como ela foi degradante, levando as pessoas a se agredirem e irem ao extremo
do consumismo e humilhação para conseguirem algumas peças de roupa e
aparentemente nem mesmo o nome da marca conseguiu justificar a ação. A
repercussão negativa em seu facebook, e pouca exibição da mídia sobre o assunto
mostra que a campanha não foi efetiva e que possivelmente manchou a reputação
que Alex Wang possui pelo seu brilhantismo.
Com tantas informações e estudos que possuímos hoje, sabemos
da importância de causar um bom impacto diante da sociedade que está cada vez
mais indignada com a agressividade das pessoas e das indústrias, e ultimamente
muitas marcas polemicas vêm sendo constantemente processadas e apesar de ainda
aparecerem na mídia, acabam por perder espaço no dia a dia do consumidor. De
positivo nesta campanha de Alex Wang ficou apenas a lição de que devemos pensar
muito na imagem que queremos passar para nossos clientes, e se estamos de fato
sendo verdadeiros e entendendo a importância e responsabilidade que temos
quando somos visados.
Fonte: Administradores
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