Em nosso dia a dia, é comum encontrarmos profissionais
desmotivados e principalmente estressados
Vivemos em mundo onde tudo acontece muito rápido, em 24
horas, precisamos nos desdobrar entre trabalho, estudo, vida social, atividades
físicas e outros afazeres pessoais incluindo, é claro, o descanso.
Em nosso dia a dia, é comum encontrarmos profissionais
desmotivados e principalmente estressados. E os brasileiros são considerados os
profissionais mais estressados do mundo, é o que afirma uma pesquisa feita pela
Robert Half.
O estudo foi realizado em 12 países, com 1.775 diretores de
Recursos Humanos. No Brasil foram entrevistados 100 profissionais, e 42% deles
afirmaram sofrer de estresse, e ao serem perguntados sobre o estresse dos
profissionais aos quais trabalham esse índice sobe para 94%, e apenas 2% não
tem sintoma algum de estresse, e 4% se sentem estressados às vezes.
Os dados são preocupantes, uma vez que a média mundial ficou
em 11%. Sendo que o Chile figura em segundo lugar com 33% e em terceiro está a
Austrália com 20%. Dos países pesquisados, os menos estressados são os
franceses com 2%.
Os diretores brasileiros apontaram como o maior fator de
estresse o excesso de trabalho, 52%, seguido, com 44%, de falta de
reconhecimento, e pressão econômica com 38%.
E a pesquisa da Robert Half foi além, e questionou sobre as
sugestões de iniciativas que as organizações podem, segundo os diretores,
implantar para diminuírem esses índices, 60% acreditam no trabalho em equipe, e
51% na reestruturação das funções e tarefas, para minimizar os índices de estresse
entre os profissionais.
É certo que o estresse gera insatisfação e desmotivação, e
consequentemente baixa produtividade e performance. A pesquisa apontou que o
estresse é decorrente de ações que partem da organização, principalmente no que
diz respeito à sobrecarga de trabalho e a falta de reconhecimento.
Nesse sentido há algumas atitudes que o profissional pode
tomar para diminuir essas questões e sentir-se menos estressado e mais
motivado. Seguem algumas:
- Administre seu tempo: organize suas tarefas profissionais
dentro das horas estipuladas para você trabalhar;
- Saiba dizer não: entendemos que é difícil falar “não” para
o gestor, mas se você está sobrecarregado, argumente com ele e explique o
porquê que naquele momento você não pode aceitar tal demanda. Muitas vezes um
projeto atrapalha o outro, essa sobrecarga pode parecer falta de produtividade
uma vez que seu trabalho finalizado nunca aparece;
- Desconecte-se: ao sair da empresa, procure desligar-se das
atividades profissionais. Evite acessar e-mail, realizar ligações ou qualquer
outra ação que possa devolver você ao “ambiente” corporativo.
- Alimente-se bem: especialistas apontam que devemos nos
alimentar de três em três horas, então respeite as pausas e alimente-se, isso
fará com que você não sinta fome e se desconcentre. Vale lembrar sobre a
ingestão de líquido, beba no mínimo dois litros de água;
- Pratique atividades físicas: reserve um período do seu dia
para exercitar-se, 30 minutos já é um tempo considerável bom. Atividades físicas
liberam o hormônio chamado endorfina, responsável pelo prazer;
- Divirta-se: dance, pesque, reúna com seus amigos e
familiares, cozinhe, jogue vídeo game, vá ao cinema, passeie com seu cachorro,
enfim tire um tempo para você, faça o que lhe dá prazer.
Fonte: Administradores
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