O termo
"Administração" vem do latim administratione, que significa direção,
gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou
recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou
suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma
característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua
permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
Gestão sustentável é a capacidade para dirigir o
curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e
recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro.
Questão Social: Sem considerar a questão
social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser
humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser
humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
Sustentabilidade como parte da
estratégia das organizações. O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com
o da responsabilidade social das organizações. Além disso, a ideia de
"sustentabilidade" adquire contornos de vantagem competitiva. Isto
permitiu a expansão de alguns mercados, nomeadamente o da energia, com o
surgimento das energias renováveis.
As empresas lutam
cada vez mais por ambientes diferenciados para apresentar seus produtos e
serviços preocupados com o meio ambiente. Para se destacar e crescer no mercado
sustentável, se preocupam em compor um quadro de parcerias com seus
fornecedores no uso de energia, redução de resíduos, relatórios de emissões de
gases do efeito estufa, além de esforços ao envasar seus produtos em embalagens
recicláveis e/ou retornáveis e fabricá-los com matéria prima renovável, 100%
biodegradável e compostável.
Todos estes
comprometimentos com a responsabilidade sócio-ambiental resultam numa parceria
que alia a sustentabilidade da empresa com as vendas de seus produtos. E esta
parceria destaca o sucesso e reconhecimento das ações por quem mais interessa
no resultado final de qualquer atividade industrial ou comercial: o cliente.
Para toda e
qualquer empresa que lute pelo símbolo da sustentabilidade, ser reconhecida por
práticas na área de responsabilidade sócio-ambiental é apenas o resultado do
seu esforço.
Então
devemos fazer nossa parte por menor que ela seja, será de suma importância para
as gerações futuras.
Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 04 de Agosto de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!