segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Administração e Sustentabilidade





O termo "Administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

Gestão sustentável é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro.

Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

Sustentabilidade como parte da estratégia das organizações. O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações. Além disso, a ideia de "sustentabilidade" adquire contornos de vantagem competitiva. Isto permitiu a expansão de alguns mercados, nomeadamente o da energia, com o surgimento das energias renováveis.
                       
As empresas lutam cada vez mais por ambientes diferenciados para apresentar seus produtos e serviços preocupados com o meio ambiente. Para se destacar e crescer no mercado sustentável, se preocupam em compor um quadro de parcerias com seus fornecedores no uso de energia, redução de resíduos, relatórios de emissões de gases do efeito estufa, além de esforços ao envasar seus produtos em embalagens recicláveis e/ou retornáveis e fabricá-los com matéria prima renovável, 100% biodegradável e compostável.
                          
Todos estes comprometimentos com a responsabilidade sócio-ambiental resultam numa parceria que alia a sustentabilidade da empresa com as vendas de seus produtos. E esta parceria destaca o sucesso e reconhecimento das ações por quem mais interessa no resultado final de qualquer atividade industrial ou comercial: o cliente.
                             
Para toda e qualquer empresa que lute pelo símbolo da sustentabilidade, ser reconhecida por práticas na área de responsabilidade sócio-ambiental é apenas o resultado do seu esforço.


Então devemos fazer nossa parte por menor que ela seja, será de suma importância para as gerações futuras.

Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 04 de Agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!