O papel do feedback é aprimorar o trabalho de colaboradores,
através da busca de aperfeiçoamento, pois é um importante recurso que permite
que a pessoa perceba como está sua conduta profissional
Sempre em busca do crescimento as empresas investem cada dia
mais na comunicação. Procurar ouvir e conversar com os colaboradores é
essencial para entender o funcionamento dos negócios e ajudar as equipes na
gestão de crises.
Considerada como uma das ferramentas fundamentais das
relações nas organizações, o feedback é essencial para o desenvolvimento de
equipes e é a principal forma de alinhar o trabalho do profissional com o que
de fato a organização espera.
O papel do feedback é aprimorar o trabalho de colaboradores,
através da busca de aperfeiçoamento, pois é um importante recurso que permite
que a pessoa perceba como está sua conduta profissional, onde está acertando e
quais os pontos onde deve melhorar.
Podemos citar três tipos de feedback:
1- Feedback Construtivo: consiste na informação dada sobre o
comportamento de um profissional acompanhada de uma sugestão de melhoria.
2- Feedback Positivo: é dada a informação que o
comportamento do profissional fez com que ele alcançasse os objetivos propostos
com assertividade, propondo a prosseguir;
3- Feedback Negativo: é utilizado quando o profissional não
atingiu os resultados esperados e encorajando-o
a mudança.
Proporcionar esse tipo de comunicação gera mais confiança e
dedicação no trabalho por parte de líderes, gestores e colaboradores. Criando
um ambiente aberto a comunicação e consequentemente melhoria nos
relacionamentos e engajamentos.
Alguns pontos são essenciais para um feedback efetivo:
- Escolha um ambiente onde o profissional se sinta a vontade,
mais descontraído, evite o clima de tensão.
- Reflita sobre o que pretende falar e faça um balanço dos
pontos positivos e negativos.
- Primeiramente exponha os aspectos positivos, em seguida os
pontos a ser melhorado e por ultimo encoraje-o a mudança.
- Dê oportunidades para que o profissional também possa
falar, escute com atenção.
- Seja claro e objetivo.
- Esteja sempre preocupado em motivar o colaborador e
reforce as mudanças desejadas.
Fonte: Administradores
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