segunda-feira, 3 de abril de 2017

Os pilares da inovação de marca

Superar expectativas é uma forma de fazer com o que seu público pague o que for para ter uma nova experiencia



No novo mundo, o comportamento do consumidor está sendo redefinido. Ele desenvolve filtros e intimidades com as marcas, que exigem movimentos rápidos, evolução e reinvenção constantes. Bons tempos, não é mesmo? Para uns, sim. Para outros, não.

A inovação proposta pelas empresas precisa, definitivamente, funcionar. Na maioria das vezes, o que acontece na prática são lançamentos de produtos e serviços que simplesmente não cumprem suas promessas. A decepção posterior diminui o valor da marca e acaba com qualquer esperança de aumentar o engajamento dos clientes, tão sonhado pelas instituições.

Se faz necessário encantar os clientes e ir além dos detalhes. Superar expectativas é uma forma de fazer com o que seu público pague o que for para ter uma nova experiencia. Mas antes disso, as empresas precisam estar atentas ao que estão propondo, se existe eficácia ou não.

Três alicerces para atingir a inovação de resultados:

Aumentar o valor central da marca - Na corrida para introduzir os últimos e melhores produtos e serviços, muitas empresas buscam inovações que podem ser interessantes, mas têm pouco a ver com o valor central que atualmente transmitem para os clientes. Esse é um erro, pois tais inovações afastam a empresa do seu objetivo e negócio centrais - e os clientes estão propensos a vê-los como confusos ou irrelevantes. As inovações que promovem a marca existente e relacionamentos com clientes aumentam o valor que a marca já está entregando para os clientes e são inerentemente mais atraentes.

Diferenciar-se dos concorrentes - Muitos novos produtos e serviços são simplesmente versões maiores/menores/mais rápidas/melhores/mais baratas/etc de ofertas dos concorrentes. Isso porque a maioria das empresas desenvolve suas inovações levando em conta as categorias usuais e segundo as tendências das categorias - mas, ao invés disso, elas deveriam estar buscando fazer "zigue" enquanto os concorrentes fazem "zague". A importância e agitação do mercado vêm de ideias revolucionárias verdadeiramente novas que levam os clientes a pensar sobre marcas e categorias de maneiras completamente diferentes.

Despertar um sentimento mais profundo - O engajamento também surge de uma conexão profunda com os clientes. Isso não significa que uma inovação, ou marca, precisa ser séria. Você pode realmente ter uma boa repercussão com as ofertas peculiares ou personalidade divertida da sua marca. O aspecto importante é ser memorável e significativo.

Momento do ADM, Gabriel Rossi - 03 de abril 2017.


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