segunda-feira, 10 de abril de 2017

5 mudanças organizacionais que podem colocar seu negócio nos trilhos!




Você é um empreendedor. Seu objetivo é muito claro: levar seu negócio a um crescimento sustentável e, possivelmente, chegar a uma expansão em âmbito internacional. Para isso, você precisará fazer ajustes e melhorias constantes. Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre as mudanças organizacionais, e apresentar cinco delas, para auxiliar no crescimento do seu negócio.

O que é mudança organizacional

Podemos definir “mudança organizacional” como sendo uma alteração, planejada ou não, nas relações que se estabelecem entre a empresa (ou seja, a organização) e o ambiente. Essas mudanças sempre têm o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia da empresa, para garantir maior competitividade e, claro, crescimento do negócio.

Tipos de mudança organizacional

Existem quatro tipos diferentes de mudança organizacional: incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária. A mudança incremental busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria. Enquanto isso, a mudança transformacional não acrescenta nada, mas foca na alteração de algum processo.

A mudança evolucionária surge a partir de um propósito bem definido, para atender a uma necessidade da empresa ou uma demanda do mercado. Já a mudança revolucionária surge a partir de um propósito mais geral, que envolve uma grande “revolução” em aspectos de base da empresa.

Entre estas mudanças, a mudança incremental é a mais comum, e frequentemente ocorre de maneira orgânica e sem muito planejamento formal. Enquanto isso, a mudança transformacional costuma causar mais atritos, pois exige que os funcionários e líderes estejam dispostos a abandonar a maneira como estão acostumados a trabalhar.

Cinco exemplos de mudança organizacional

Existem cinco mudanças organizacionais pelas quais sua empresa pode ter que passar, a fim de alcançar o nível de crescimento que você espera.

1 – Gerenciamento de processos internos

Quando falamos em mudanças organizacionais, os primeiros alvos são sempre os processos internos. E sabemos que mesmo pequenas melhorias, seja com a criação de um novo processo ou com a alteração de um existente, podem trazer importantes colaborações para os resultados finais da empresa. Por exemplo, a implementação de um controle de vendas pode trazer insights que permitem atacar os gargalos e melhorar o desempenho comercial da empresa.

Porém, é importante tomar cuidado para não encarar processos internos como um fim em si mesmos. Se você cria ou muda esses processos sem um objetivo claro, sem visar melhorias, está simplesmente desperdiçando recursos, especialmente, tempo.

2- Organização de pessoal

Mudar a organização de pessoal é uma das mudanças organizacionais que causam mais comoção em qualquer empresa. Os colaboradores ficam preocupados, rumores surgem, a tensão afeta a produtividade e, em alguns casos, isso é compreensível, pois a reorganização das equipes de trabalho frequentemente implica em desligamentos. Portanto, é preciso ter muita sensibilidade para conduzir este tipo de mudança.

Neste processo, a comunicação interna tem um papel de alta importância, para manter a equipe coesa e com o moral elevado. Ao mesmo tempo, se bem executada, a organização de pessoal consegue trazer melhorias de alto impacto na produtividade, ao aproveitar melhor os recursos humanos, levando em consideração o perfil e o potencial de cada colaborador.

3- Automação de atividades

A automação é uma mudança organizacional simples, que tem um forte impacto sobre a produtividade da empresa. Ela está frequentemente associada a elevada eficiência, mais agilidade, menos erros. A automação pode ser implementada desde os processos da linha de produção até tarefas dos setores administrativos, através de máquinas, sistemas e softwares.

Aos poucos, as empresas caminham para níveis mais altos de automação; esta mudança organizacional precisa ser acompanhada de uma preparação adequada da equipe, para que os colaboradores saibam utilizar a tecnologia implementada e tirar o máximo proveito desses recursos.

4- Definição de metas

Nós falamos sobre as mudanças evolucionárias, que surgem de maneira natural conforme a evolução da empresa e o contexto mais geral do mercado. Entre estes aspectos, estão as metas. É possível fazer uma mudança organizacional alterando as metas da empresa, e isso deve ter acontecido com sua empresa neste período de recessão econômica. Talvez sua expectativa de vendas tenha sido reavaliada, ou você passou a valorizar mais a aquisição de novos clientes.

A definição de metas, certamente, está ligada de maneira íntima às condições e demandas do momento. Por isso, as metas devem ser flexíveis para aceitar mudanças organizacionais estratégicas.

5- Reposicionamento de mercado

Esta mudança organizacional cai na categoria das “revolucionárias”, pois envolve um dos aspectos mais básicos da estrutura de uma empresa. Porém, em alguns casos, este reposicionamento pode até mesmo evitar a falência. Reposicionamento de mercado envolve avaliar o cenário de consumidores e concorrentes e identificar se a empresa poderia ocupar um outro espaço, que esteja mais propício para os negócios.

Por exemplo, se você tem uma fábrica de sapatos sociais femininos, provavelmente enfrenta uma concorrência acirrada; mas, se você reposicionar sua empresa para trabalhar com sapatos de segurança femininos, talvez encontre um nicho mais produtivo. Este é apenas um exemplo. O reposicionamento de mercado exige, antes de mais nada, um estudo adequado.

Como implementar a mudança organizacional

Já vimos o que é a mudança organizacional, quais os tipos que existem e até mesmo cinco exemplos práticos. Mas ainda resta o desafio de como implementar a mudança organizacional. Podemos resumir este trabalho em algumas diretivas:
  • Em primeiro lugar, é preciso ter uma visão clara da mudança e do objetivo (melhoria) que ela irá atender.
  • Em segundo lugar, é necessário abordar a implementação da mudança de uma maneira simples e objetiva.
  • Em seguida, todos na organização, que sejam relevantes para essa implementação, devem estar envolvidos.
  • Também é preciso comunicar a mudança a todos os níveis da organização.
  • Enfim, é importante observar e permitir que exista um período de adaptação, para que a mudança seja absorvida e incorporada às atividades da empresa.

Mudança organizacional, inovação e expansão internacional

A mudança organizacional é uma forma de inovação. E a inovação na gestão é essencial para que o negócio possa crescer. Essa relação é ainda mais forte no caso dos negócios que buscam atuar em nível internacional. Afinal, a inovação permite que o seu negócio alcance os rígidos padrões internacionais e tenha competitividade para enfrentar os concorrentes dentro dessa outra realidade.

Fonte: GS1 Brasil

Momento do ADM - 10 de abril 2017.


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