segunda-feira, 17 de abril de 2017

4 sinais de que você está cuidando de sua carreira feito um idiota

Errar faz parte da vida. Insistir no erro, também. Por isso há no mundo quem consegue alcançar o sucesso e quem passa toda sua existência só tentando



Não importa a atividade – se é empreender, exercer uma função em uma empresa privada ou pública, estudar para um concurso, cursar uma graduação, um relacionamento amoroso, uma parceria comercial. Independente do que você esteja fazendo, existem alguns fatores que funcionam como sinais de alerta para orientar sua caminhada e se aplicam de maneira padrão a diferentes contextos. E você precisa aprender a identificar quais indicam caminho livre e quais apontam que suas estratégias, decisões e ações não estão indo muito bem.

Nós elencamos abaixo alguns desses fatores que indicam que você está fazendo tudo errado em seu projeto e sugerimos algumas maneiras de retomar os trilhos:

Não é o que eu sempre quis, mas paga bem

Você tem um sonho. Preparou-se para ele. Estava trabalhando para construir seu projeto conforme aquilo que sonhou. Mas aí, no meio do caminho, surgiu uma proposta tentadora. Uma possibilidade de ganhar um bom dinheiro agora. Mas, para isso, você vai trabalhar com algo de que não gosta e está totalmente desalinhado com seus planos. E agora? Muita gente se rende à tentação. Mas não faça isso. Abrir mão de um ganho alto de maneira imediata, realmente, não é fácil. É por isso mesmo que você tem que desenvolver sua capacidade de visualizar o futuro. Se você conseguir enxergar bem o que está lá na frente, não há proposta maravilhosa que cubra o que você poderá realizar.

Vai contra meus princípios, mas eu preciso do dinheiro

Neste ponto, não estamos falando de condutas ilegais, porque – com relação a isso – não há nem o que discutir. Mas há situações na vida em que nos confrontamos com alguns dilemas um tanto complicados. Por exemplo: você entende que o cigarro faz mal às pessoas, tem posições radicais contra a indústria do tabaco, passou a vida criticando o setor. Mas aí, digamos, a Philip Morris aparece em sua vida e lhe oferece um cargo executivo de alto nível, pagando um salário que você não esperava alcançar tão cedo. Aceita ou não? Nossa dica: não. Primeiro, porque, por mais que pague bem, esse trabalho nunca significará sua realização profissional. Segundo, porque dificilmente você vai conseguir ser o executivo que a empresa espera, já que, em seu íntimo, você discorda de tudo que ela faz.

Eu acho que não vai dar certo, mas vou continuar tentando

Ninguém pode provar, ainda, que o otimismo, por si só, gera resultados palpáveis, mensuráveis, tangíveis. Isso é assunto para um outro texto, mas, apenas a título de contextualização, é importante que você saiba que, embora seja muito importante pensar de forma positiva, muita gente se ilude comprando a ideia de que isso basta para as coisas darem certo.

Mas, retornando ao nosso assunto, algo de que ninguém tem dúvidas é que o pessimismo atrapalha. Se você inicia um projeto achando que será difícil concretizá-lo, que as chances de dar certo são mínimas, melhor não tentar. Se você não acredita no que faz, ninguém acreditará.

Já fiz assim e foi um fracasso, mas pode ser que agora dê certo

Errar faz parte da vida. Insistir no erro, também. Por isso há no mundo quem consegue alcançar o sucesso e quem passa toda sua existência só tentando. Erre, não tenha medo. Mas aprenda com seus deslizes. Use-os para se fortalecer. Quem nunca errou entra em desvantagem em qualquer batalha. Mas não tente fazer tudo do mesmo jeito, novamente.



Momento do ADM - 17 de abril 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!