sábado, 20 de agosto de 2016

Oratória: A arte de falar em público




Falar em público pode ser um grande problema para muitos, alguns por timidez, outros por insegurança, enfim, existem vários motivos que “travam” as pessoas na hora de transmitir alguma mensagem para um determinado público. Na atual situação em que vivemos, saber se comunicar de forma correta é fundamental para qualquer área de nossa vida, principalmente no campo profissional. 

A oratória é o poder de falar em público, seu objetivo é saber convencer qualquer pessoa sobre qualquer assunto, por exemplo, a venda de uma caneta sem tinta, uma ideia absurda, pois pela ótica da maioria das pessoas ela não tem utilidade, quando alguém que domina a oratória vende o produto, ela cria outra visão sobre a caneta, achando a utilidade e mostrando a importância dele para sua vida.

Falando sobre a vida profissional, as empresas avaliam o poder de sua oratória já na primeira entrevista de emprego, pois isso é peça essencial no desempenhar de qualquer função, desde as funções do líder até as do estagiário, a comunicação está presente e aqueles que conseguem representar melhor os seus serviços, saem na frente de seus concorrentes. 

Antes de falar em público, a pessoa que for se apresentar, deve se preparar, seguir alguns passos, fazer alguns macetes, para não errar e passar confiança na hora de falar, conhecer o público, entender bem sobre o assunto, usar materiais que acrescentem na apresentação, são algumas medidas que devem ser tomadas para passar confiança, além de uma mensagem clara e objetiva ao público. 

Uma pessoa que domina a oratória consegue a atenção de seu público o tempo todo e essa característica é cada vez mais cobrada, saber se comunicar independente dos recursos, faz uma enorme diferença na vida de qualquer pessoa.


Momento do ADM, 20 de agosto 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!