segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Logística não é Infraestrutura




Devido aos recentes acontecimentos decorridos da Operação Lava-jato, com as principais empresas que trabalham junto às obras de infraestruturas do governo federal, envolvidos nos escândalos de corrupção, assim alguns assuntos são distorcidos facilmente em nosso país, principalmente o desenvolvimento logístico do Brasil. 

Já estamos em uma linha de pensamento que a área de logística irá ficar estagnada, que o país irá perder mercado e sua competitividade devido a nossa logística interna. Diversas comparações com outros países surgem, como a china, que em 2014 já fez o equivalente toda a infraestrutura existente no Brasil, e que nós somos atrasados na questão logística. Misturar logística com infraestrutura, é prejudicar o setor e os profissionais logísticos e contribuir para que nesse momento as empresas não criem mecanismos de aumento de competividade. 

Logística não é infraestrutura: rodovia, ferrovia, aquavário, marítimo,  aeroviário, dutos, e portos são modais ou estruturas para realizar a logística.  Os profissionais da logística tem que entender, procurar fazer o fácil, e não usar a falta dessas infraestruturas como justificativas.           

A Logística iniciou-se e desenvolveu-se nas primeiras guerras no passado e os militares eram responsáveis em planejar e executar os projetos, armazenamentos, transporte, distribuição de veículos e armamentos.  

Atualmente, a logística é um processo de planejamento, operação e controle de fluxo de informações, produtos e serviços das industrias e centros de distribuições até o consumidor final ao redor do mundo, tendo sempre em vista a satisfação do cliente.

Portando, os profissionais da logística neste momento deve prover principalmente a redução de custos das empresas, beneficiando das infraestruturas existentes atual, tendo sempre em vista a satisfação do cliente.

Momento do ADM, Claudemir Santos - 09 de agosto 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!