domingo, 14 de agosto de 2016

A Credibilidade do Líder




Embora a liderança tenha um papel fundamental no processo de condução de uma equipe, o sucesso não depende apenas do líder, mas também da disposição do seguidor em aceitar e precisar ser liderado. Nesse aspecto, revela-se o poder do seguidor, o de aceitar um líder e torna-lo eficaz, pois caso contrário, a liderança está comprometida.

Diante de tais fatos, a discussão sobre um líder ser nato ou ser formado, ganha reforços parciais, pois nos dois casos é possível estabelecer um processo de liderança, mas, seja qual for das duas circunstâncias (um líder nato ou um líder formado) precisa encontrar uma chave para ser bem-sucedido, a submissão do seguidor. Com isso, fica claro as diferenças entre líderes e administradores, visto que os líderes são caracterizados pelos traços comportamentais imaginativo, considerador e adaptável. Já o administrador, é caracterizado pelos traços comportamentais realista, direcionado e organizado. Embora essas qualidades comportamentais possam se misturar em alguns momentos, tanto para os líderes, quanto para os administradores, podemos em resumo definir o líder com aquele que conduz o seguidor para o alcance de uma visão ou tarefa, já o administrador organiza os meios e os caminhos para que a liderança e os seguidores exerçam o seu papel.

As inevitáveis mudanças organizacionais exigem dos líderes a aquisição de diferentes competências em determinados momentos. A autoconsciência e a autoestima são cruciais nesse processo, pois evitam que o líder se sinta em uma situação de ameaça, mas sim, em uma situação oportuna e favorável. Isso é possível pelo fato de conceder aos seus seguidores o espaço para serem criativos, fazendo-os se sentirem seguros e atraídos à liderança. Nessa confiança conquistada, o líder também ganha credibilidade e pode favorecer que as individualidades de seus seguidores produzam grandes resultados e possam identificar causas nos quais acreditam e querem se dedicar.

Momento do ADM, Wanderson da Silva Damião - 14 de agosto 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!