segunda-feira, 15 de junho de 2015

Por que eu me tornei um empreendedor 16 anos atrás

Ou as dificuldades de carregar caixas e entregar pizzas




A melhor resposta, e a mais honesta, é que eu não era bom em nenhuma outra coisa.

Para melhor ou pior, eu aprendi que eu era um terrível empregado. Eu não era confiável e não sabia fazer nada.

Eu já escrevi no meu blog sobre meu último trabalho oficial, que era carregar caixas em caminhões da FedEx no meio da noite.

Empilhar caixas era surpreendentemente difícil. Não era só pegar a caixa e jogá-la no caminhão - você precisava empilhá-la de uma certa maneira que levasse ao máximo de eficiência (e, supostamente, devia se preocupar com o conteúdo, mas isso nunca parecia ser muito uma prioridade).

Eu não tinha uma boa noção de espaço para desempenhar essa tarefa direito. Eu até era decente no Tetris, mas quando se tratava de caixas reais, eu era horrível. Eu ficava esperando aquela barra horizontal descer para que eu pudesse me livrar de quatro linhas de tijolos ou caixas de uma vez, mas ela nunca chegava. Em vez disso, o supervisor ficava brincando comigo, colocando na fila caixas com códigos postais errados enquanto ria dos meus paletes mal empilhados.

Tanto faz. Eu pedi demissão e nunca mais voltei.

Antes desse trabalho, eu trabalhava em uma pizzaria, onde eu era um motorista de delivery bem decente. Claro, eu posso ter me perdido algumas vezes, mas isso foi na era pré-histórica, quando não dava para olhar o telefone e ver onde ir - quem poderia me culpar? E melhor ainda melhor, ninguém sabia quando eu me perdia. Sempre que eu dava um jeito e encontrava meu senso de direção, eu apenas voltava para a pizzaria e pegava a próxima entrega. Perder 15 minutinhos não era problema.

Mas aí uma vez eu precisei trabalhar internamente, enquanto outras pessoas dirigiam, e o chefe me mostrou como usar a caixa registadora. Devo esclarecer: Ele me mostrou uma vez, e então ele me mostrou novamente.

E ainda assim eu não consegui acertar.

Toda vez que eu tentava operar a caixa registradora, eu ficava realmente confuso. Quais os botões que eu deveria pressionar? Como é que eu daria troco? Eu comecei a ficar ansioso sempre que um cliente entrava para pegar um pedido para viagem. Será que eu teria que receber seu dinheiro e dar algum troco saído da caixa?

Eu estraguei tudo mais de uma vez, e me senti profundamente envergonhado todas as vezes.

Meu chefe finalmente desistiu e me colocou para trabalhar dobrando caixas de pizza. Uma vez, um outro funcionário que estava trabalhando na caixa registradora me pediu para assumir, e o chefe interceptou a troca. "Não faça isso", ele disse ao outro funcionário, olhando para mim e depois de volta para o empregado. Eu entendi a mensagem: eu era o dobrador de caixas. Minhas habilidades não eram condizentes com a tarefa de dar troco para uma nota de vinte.

Eu penso nessa história de vez em quando. Eu consegui encontrar um certo grau de sucesso. Mas eu ainda não sou bom em algumas habilidades básicas da vida - a diferença é que agora eu simplesmente não me importo.

***
Cedo ou tarde, alguns de nós percebemos que não somos essencialmente pessoas que ninguém quer contratar.

Se você nunca aprendeu a operar a caixa registadora, ou se há algo mais que você supostamente deveria ter aprendido, você ainda pode "se dar bem na vida". Você não está condenado a um trabalho de salário mínimo.

Provavelmente há algo em que você é muito melhor, e você deve fazer o que for preciso para encontrar essa coisa. Na verdade, você deve lutar por ela. Não se entregue até que consiga.

Se você está preso em um trabalho miserável, você deve se afastar dele e fazer tudo o que puder para construir algo para si mesmo. Pode não dar certo imediatamente, e você provavelmente vai cometer alguns erros até acertar. Mas com certeza absoluta, total e completa, valerá a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!