terça-feira, 23 de abril de 2013

Entenda como a Tigre direciona as redes sociais a diversos públicos

Iniciativa faz parte de uma nova estratégia digital, que tem como objetivo reforçar o relacionamento com os diferentes profissionais do segmento e ampliar a visibilidade da marca




O ramo específico e complexo da Tigre poderia ter a mantido afastada das redes sociais. Mas a empresa de tubos, conexões e utensílios viu nesses canais uma oportunidade para se aproximar dos seus diversos públicos e oferecer conteúdos relevantes. Depois de muito planejamento, a marca finalmente lançou as páginas em 2013, tendo como incentivo o feedback dos clientes sobre o perfil no Youtube, criado em 2010. Para dar conta das necessidades de cada um, como instaladores, engenheiros, arquitetos e lojistas, a empresa decidiu direcionar seus canais, transformando o Twitter, o Google + e o Facebook em meios focados no consumidor final e clientes comerciais, e o Youtube em um espaço de divulgação de vídeos instrutivos e técnicos.

A iniciativa faz parte de uma nova estratégia digital, que tem como objetivo reforçar o relacionamento com os públicos e ampliar a visibilidade da marca. Os temas abordados nas redes estão relacionados ao universo de atuação da empresa, como construção, reforma e decoração e têm como foco sustentabilidade e inovação, pilares da Tigre. Além disso, as redes sociais reforçam o posicionamento da companhia em oferecer serviços que agreguem valor ao consumidor.

No site oficial, por exemplo, a marca disponibiliza ferramentas para facilitar o uso dos produtos, caso da “Agenda da Obra”, uma planilha que mostra como planejar os custos da construção, a “Enciclopédia Tigre”, que dá dicas sobre equipamentos, e os simuladores, que mostram as melhores opções de itens para cada tipo de obra. “Queremos manter a liderança no Brasil e alcançar esse patamar em outros países. Para isso, precisamos ser reconhecidos como uma marca inovadora, moderna e sustentável”, avalia Thomas Karsch, Gerente de Marketing Corporativo da Tigre, em entrevista ao Mundo do Marketing. Veja abaixo:

Mundo do Marketing - A Tigre está iniciando suas atividades no Twitter, no Facebook e no Google + em 2013. Por que a marca decidiu investir nas redes sociais agora e qual o público pretende atingir?
Thomas Karsch – A criação desses canais só veio depois de planejarmos bem como seria a nossa atuação. Por meio deles, queremos divulgar a marca, as iniciativas realizadas e ter mais um ponto de contato com os clientes. A interatividade é muito mais forte do que em outras mídias. As redes sociais nos permitem dialogar e nos aproximar dos nossos vários públicos, não só comunicando informações, como também obtendo respostas. No Facebook, por exemplo, temos um canal exclusivo para o programa de fidelidade Mundo Tigre, em que nos relacionamos com profissionais do mercado, como lojistas, balconistas, engenheiros, arquitetos e outras pessoas ligadas à construção civil. Além, claro, dos consumidores finais.

Mundo do Marketing – Qual o tipo de conteúdo publicado nesses canais e como vocês fazem para que ele seja relevante para todos os públicos da marca?
Thomas Karsch – Temos falado de assuntos de interesse geral, mas sempre ligados ao nosso universo, seja sobre os produtos, sobre construção ou sobre saneamento. As marcas que se colocam a disposição dos clientes nesses ambientes têm que agregar alguma coisa e, por isso, planejamos bem a nossa entrada nas redes sociais. Dialogar com tantos públicos diferentes é um desafio, então montamos uma estratégia para alimentar cada canal com assuntos específicos.

No Youtube, por exemplo, temos postado filmes técnicos. Os vídeos mostram a instalação dos nossos produtos e são voltados para uma audiência formada por engenheiros, instaladores e outras pessoas que precisam entender como funciona o processo. Já para o público do nosso relacionamento comercial e para os consumidores finais, usamos mais o Google +, Facebook e o Twitter. Então são formas e assuntos diferentes que distribuímos nos canais para poder atender a todos.

Mundo do Marketing – Atualmente vocês têm poucas pessoas acompanhando as redes sociais, especialmente porque lançaram as páginas em março. No Facebook, por exemplo, são pouco mais de mil fãs. Há uma preocupação com o número de seguidores da marca no meio digital?
Thomas Karsch – Estamos muito mais preocupados com a qualidade do público que estará em contato conosco. Podemos atingir uma quantidade maior por meio das nossas campanhas de mídias de massa. Temos ações na televisão e no rádio para isso. Atualmente elas exploram a mensagem “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”.

As informações passadas são menos técnicas e a linguagem é mais descontraída justamente porque falamos com uma audiência ampla, de pessoas que vão comprar um imóvel ou fazer uma obra. Já nos canais digitais, publicamos nossas campanhas e usamos o humor também, mas esse não é o foco. A ideia é passar informações diferenciadas e mais específicas visando uma construção de relacionamento.

Mundo do Marketing – O site da Tigre também tem muito conteúdo e ferramentas, como a Enciclopédia Tigre e simuladores para dimensionar projetos. Qual o objetivo dessas iniciativas e como elas contribuem para o negócio?
Thomas Karsch – O objetivo central é estarmos próximos dos nossos clientes. Não adianta só vendermos os nossos produtos: temos que saber sobre o que ocorre no entorno e prestar serviço, além de estarmos acessíveis. A plataforma digital já é parte do nosso negócio. Hoje nosso portal tem uma série de recursos, informações e conteúdo como, por exemplo, cursos online e ferramentas de projetos online. Não é algo simples e nem fácil de fazer, mas vemos que dá resultado.

Nos preocupamos muito com a qualidade do serviço. A Tigre tem um padrão alto em tudo que produz, mas se a instalação é mal feita, não adianta o produto ser excelente. Por isso que é tão importante trazermos informações sobre instalação e sobre como corrigir problemas. Exploramos assuntos que não estão diretamente relacionados ao que vendemos, mas que são importantes para os profissionais da área já que a qualidade da instalação é um fator essencial para que o resultado final seja perfeito.

Mundo do Marketing – Mas nem todas as pessoas que trabalham diretamente nas obras frequentam o meio digital regularmente. Como fazem para estar em contato com elas?
Thomas Karsch – Principalmente por meio dos cursos de capacitação. Temos uma série de programas e treinamentos voltados para os instaladores. Procuramos levar nosso conhecimento técnico até eles e vice e versa. Além dos cursos online, temos as aulas que ocorrem no Tigre Móvel. São dois caminhões que rodam pelo país inteiro. Fora isso, temos os centros de treinamento em comunidades carentes. Capacitamos 124 mil pessoas por ano. No ano passado, oferecemos 780 mil horas de aula em diversas regiões.

Mundo do Marketing – Além da versão mobile do site, há a intenção de explorar uma maior gama de ferramentas para dispositivos móveis?
Thomas Karsch – Ainda não criamos, mas temos algumas ideias sendo discutidas. Hoje os clientes usam muito os canais digitais para tirar dúvidas e, por isso, criamos um fórum para que projetistas discutam temas relevantes para os seus projetos. Hoje as pessoas querem receber informações enquanto usam os produtos e enquanto estão estudando. A plataforma mobile tem crescido muito e sendo cada vez mais utilizada pelos nossos públicos. Já estamos bastante presentes por meio do nosso site para dispositivos móveis e esperamos aumentar a presença para outras formas de atuação, como aplicativos que possam facilitar a vida dos nossos clientes.

Mundo do Marketing – O site de vocês e agora as redes sociais comunicam e exploram muito a questão da sustentabilidade e da inovação como pontos importantes da marca. De que forma a empresa trabalha essas questões?
Thomas Karsch – A marca tem inovação e sustentabilidade como pontos muito importantes do seu DNA. Temos uma preocupação grande com saneamento e realizamos trabalhos de economia de energia e de outros recursos nas nossas unidades fabris. Também temos um programa de reciclagem do nosso material de divulgação. Quando as peças de ponto de venda envelhecem, recolhemos e revendemos a matéria, como plástico e papel, e a renda obtida é doada ao ICRH (instituto Carlos Roberto Hansen).

A inovação também é uma questão que olhamos com cuidado. Hoje temos uma área de desenvolvimento de produtos, de engenharia e inovação que é formada por mais de 100 pessoas. Uma das novidades mais recentes que lançamos foi a grelha ecológica para ralos, que tem a ver com sustentabilidade também. O produto é feito a partir de plástico sustentável proveniente da cana de açúcar. Vamos ter agora outros lançamentos importantes, como o Boia Click, que é uma torneia para caixa d’água com sistema que não faz barulho, economiza água e é fácil de ser instalada. Também teremos uma nova linha de caixa d’água e um quadro de luz com capacidade para até 64 disjuntores. Tudo isso para facilitar a vida de quem instala e do consumidor final.

Mundo do Marketing – A entrada nas redes sociais e o lançamento de novos produtos são as principais ações ao longo do ano?
Thomas Karsch – As redes sociais, os novos produtos e a nova campanha de mídia fazem parte do nosso plano de Marketing para o ano. Acho também muito importante manter a consistência da comunicação que vem dando certo e que fez a marca ser top of mind no segmento. Os maiores desafios são agregar cada vez mais valor aos clientes e manter a liderança. Pretendemos fazer isso também em outros países, colocando a marca em um patamar semelhante ao do Brasil e, para isso, precisamos ser reconhecidos como inovadores, modernos e sustentáveis. Daí a relevância de ter como pilares a inovação e a sustentabilidade, tornando isso bastante claro aos consumidores a partir da integração com todas as nossas iniciativas.


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