Existem empresas que inauguram novas formas de se relacionar
e que aplicam esse tipo de postura na cultura corporativa. Elas são
diferenciadas, pois, além do produto que oferecem, agregam ideias e práticas
inovadoras que fogem ao senso comum e estimulam uma nova modalidade de
comportamento empresarial.
Na Google, por exemplo, é possível observar essa “atitude
diferente” enraizada nas próprias instalações de seus escritórios, com direito
a sala de relaxamento, escorregador e tantas outras opções. A Apple, por sua vez, tem revolucionado o
mundo da tecnologia e das ideias, conquistado mercados de maneiras diferentes e
personalizadas.
Tem até brasileiro que virou referência nas revistas de
negócios internacionais quando o assunto é gestão inovadora. O executivo
Ricardo Semler, na década de 1980, trouxe uma forma não-convencional para a
administração da Semco S/A. Para você ter ideia, dentre outras coisas, ele
criou na empresa um comitê chamado “C tá loko”. O princípio era bem simples. Um
fórum de ideias diferentes que só poderia sair alguma coisa aprovada se alguém
falasse a frase “Você está louco!”.
São pessoas e empresas que pensam diferente, buscam estar
fora do quadrado e fogem do tradicional. A verdade é que hoje cada vez mais
diminui o espaço para produtos medianos voltados a pessoas comuns. Os consumidores
querem produtos inovadores; as empresas querem profissionais diferenciados; a
mídia quer divulgar o inusitado.
Tive o privilégio, recentemente, de assistir uma palestra do
Philip Kotler e entre várias declarações e ensinamentos que ele transmitiu, um
deles me chamou bastante atenção: "Se você inovar frequentemente terá
muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem
escolhas".
"Realmente soa muito como A teoria da evolução de
Darwin e, no fundo, realmente é isso que acontece na prática. Ser diferente
realmente passa a fazer a diferença.
Fonte : Administradores.com.br
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