O mais célebre estudioso de marketing do mundo relata como as empresas podem utilizar novas estratégias para alavancar seus negócios em um ambiente digital
Com cinco milhões de cópias vendidas de seus livros e
traduzido em mais de 40 países, Philip Kotler recebeu um status que poucos
estudiosos e professores já conquistaram. Considerado o principal nome do
marketing atual e a sexta pessoa mais influente do mundo pela Wall Street
Journal, ele se tornou uma lenda viva ao ser o detentor de muitas teorias
estudadas nas universidades e utilizadas pelas empresas em todo o planeta.
Apesar de seus 81 anos, Kotler ainda mostra disposição ao
circular pelo mundo disseminando seus conceitos em palestras e consultorias.
Pela primeira vez em Recife, o estudioso ministrou o seminário HSM Marketing
3.0 e abordou para uma plateia de mais de mil executivos sobre alguns pontos
essências do marketing em uma nova economia conectada por redes.
Veja sete características do novo Marketing apontadas por
Kotler:
1 - O antigo marketing morreu
"O marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não
tinham tanto conhecimento da empresa, eles só viam o que dizia a publicidade.
Ou seja, as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isso mudou. Você
pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber
todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo mais",
destaca Philip Kotler.
E o professor relata um exemplo bem atual: "Hoje,
quando você vai comprar um carro, você não vai simplesmente entrar na
concessionária para saber do veículo, você vai perguntar aos seus cinco mil
amigos no Facebook. No novo marketing, os consumidores estão mais inteligentes
e bem informados", contou Kotler.
Segundo o professor, qualquer empresa que faz uma promessa
que não pode cumprir terá problemas. "As empresas estão em um grande
aquário e todo mundo pode ver o que está acontecendo dentro", compara.
2 – A inovação deve ser incansável
"Se você inovar frequentemente terá muitos fracassos,
mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem escolhas",
indaga o professor Kotler. Para ele, "não basta ter apenas uma cultura de
inovação, é preciso mantê-la constantemente, porque o mundo não para".
Kotler destaca que é exatamente isso que as grandes empresas
mundiais como a Apple, Intel, Amazon e McDonald's fazem e é por isso que elas
conseguem se manter no topo por muito tempo.
Ele ainda ressalta que não manter essa postura de inovação é
a forma mais rápida de uma empresa falir, assim como aconteceu recentemente com
a Kodak, que pediu concordata nos EUA. "Como as empresas morrem? Quando
alguma tecnologia começa a ficar obsoleta e as empresas não querem abandonar o
sistema. Às vezes tem muito dinheiro investido na antiga tecnologia",
destaca Kotler.
3 – Conheça seus consumidores
Kotler defende as empresas que apostam em um marketing
segmentado. Para ele, se antes era o marketing de massa o mais comum para
atingir o maior número de pessoal, agora a tendência é justamente o
micromarketing ou marketing de precisão. Ou seja, é preciso conhecer de perto os
seus consumidores.
Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços que se
aproximam mais das necessidades dos clientes. Esse pode ser um grande
diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes
diretos em seu mercado de atuação.
4 – Use o planejamento, pense no marketing em direção ao
futuro
Philip Kotler defende que o departamento de Marketing deve
ser um setor parceiro do planejamento estratégico, um elemento propulsor do
crescimento da empresa. Ele relata que ainda hoje muitos desses setores se
preocupam apenas com a publicidade e em elaborar comerciais, enquanto o
objetivo deve atingir todos os 4Ps do Marketing (produto, preço, promoção e
praça). "O marketing é um processo que deve passar por quatro etapas:
planejamento, gestão, execução e mensuração", destaca.
Para Kotler, apesar de ser difícil fazer previsões em longo
prazo, é importante também criar alguns cenários do que pode estar por vir.
Essa é uma forma de tomar direções com menos probabilidade de erros para o
futuro de uma ação ou da própria empresa.
5 - Intensifique suas ações nas redes sociais e conte
histórias
Uma das formas de conquistar fãs de uma marca, segundo
Kotler, é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes. Dessa
forma, as pessoas se sentem mais próximas da organização.
Uma excelente plataforma para fazer isso são as redes
sociais. No entanto, o professor alerta sobre a forma de utilizar essa mídia:
"Não use o Facebook para vender seu produto, use para fazer
relações", afirma.
O professor destaca que duas empresas sabem fazer isso muito
bem: a Coca-Cola e o McDonald's. "Eles sabe contar histórias diferentes
para mães, para crianças, para idosos. Eles têm formas de se comunicar com
diferentes grupos e utilizam muito bem o marketing narrativo", declara.
6 - Chame seus consumidores para desenvolverem seus produtos
com você
Kotler defende a tese da cocriação nos negócios e no
marketing atual. Ela permite de alguma forma que o cliente ou usuário faça
parte do processo criativo e produtivo da empresa.
"Não e só testar um produto. Chame o consumidor para participar
da criação dele. A Harley-Davison, a Lego, a GM e a Lexus são alguns expoentes
nessa linha. A Lego, inclusive, pede ajuda a crianças para desenvolver seus
novos produtos", destaca o professor.
E Kotler explica que esse tipo de ação é até possível com
campanhas, como fez a marca de salgadinhos da Doritos. "Eles pediram para
as pessoas ideias para sua nova campanha de marketing e receberam mais de 10
mil sugestões diferentes".
7 – Tenha responsabilidade socioambiental em suas ações
Baseado em sua teoria de Marketing 3.0, Kotler destaca que
os consumidores de hoje estão consumindo de empresas que possuem cada vez mais
uma preocupação com algum tipo de questão socioambiental.
Para ele, o futuro das empresas deve estar alinhado com essas
diretrizes e com elas possuírem visão, missão e valores. "Entre aquilo que
é certo e aquilo que é lucrativo, as empresas 3.0 preferem o certo. Elas abrem
mão de algum lucro momentâneo para embutir em seu DNA um padrão de
responsabilidade social", afirma.
Kotler destaca que se antes a máxima era: "o que é bom
para a empresa, é bom para a sociedade', hoje, "o que é bom para a
sociedade, é bom para a empresa".
Fonte: Administradores.com.br
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