Você toparia uma parceria na qual você não ganharia nada?
Pois é, mas tem muita gente propondo isso por aí...
Todo santo dia - eu disse t-o-d-o s-a-n-t-o d-i-a -
recebemos alguma proposta de parceria no Administradores. Empreendedores e
diretores de marketing muito sabidos entram em contato querendo divulgar seus
produtos e serviços em troca de um benefício "irrecusável". Vamos a
alguns exemplos mais comuns:
- "Olá! Estamos fazendo um evento e queremos divulgar
no seu site. Em troca, seus usuários contarão com um desconto de 5% no valor da
inscrição".
- "Olá! Queremos propor uma troca de banners. Vocês
divulgam nosso banner em seu site, e vice-versa".
O que me motivou a escrever esse artigo foi a última
proposta que recebemos. O sujeito escreveu um livro, e quer divulgar através de
uma estratégia baseada nos conceitos de marketing de um guru americano de
autoajuda chamado Joe Vitale. A coisa funciona mais ou menos assim: você recebe
um e-mail falando do produto, que vem com um brinde x, e se você comprar AGORA
receberá um pacote de bônus cujo valor é de 10 x o valor do livro que você está
comprando. Você já deve ter visto esse tipo de oferta por aí, isso é mais velho
do que andar pra trás.
Bom, o autor desse livro propôs que nós fizéssemos a
divulgação dessa oferta para a nossa base de mais de 200 mil cadastrados no
Administradores. O que receberíamos em troca? Além de nosso logotipo constar
como apoiador dessa brilhante ação, ganharíamos a experiência de haver colocado
essa estratégia inovadora em prática - e depois ele nos ensinaria como fazer
algo parecido.
Gostaram?
Confesso que tenho
calafrios quando abro um e-mail com a palavra "parceria" na linha de
assunto. Sempre declinamos esse tipo de propostas, mas muitas vezes a pessoa do
outro lado se irrita. Parece que a Lei de Gérson nunca sairá de moda no Brasil.
Quando a internet
começou por aqui, a moda era a troca de links e banners entre os sites. Como os
sites tinham uma audiência parecida - ou seja, quase nada - a estratégia até
que tinha alguma lógica. Quem visitasse um site, acabaria tomando conhecimento
do site do vizinho.
Hoje em dia, a coisa
mudou drasticamente. Atualmente, a web é uma forma de mídia consolidada - e a
que mais cresce, a propósito. As permutas ainda são comuns, mas apenas entre os
veículos equivalentes em termos de audiência e número de usuários cadastrados.
A Rede Globo anunciaria a sua empresa sem cobrar nada? Acredito que não.
Algumas regrinhas básicas antes de propor parcerias por aí:
- Se você tiver objetivos de vender algum produto ou serviço
pela web, tenha em mente que é necessário investir em publicidade.
- Se você encontrar algum site que faz anúncios de graça,
esteja ciente que o seu retorno deverá ser proporcional ao valor investido, ou
seja: zero.
- Se você realmente quer alavancar o seu negócio com base em
parcerias, lembre-se de propor algo que realmente valha a pena para a outra
parte. 5% de desconto para os associados? pfffffff!
Em suma, é a velha
lição que você deve ter escutado de seus pais ou de seus avós: um negócio deve
ser bom para ambos os lados. Essa é a filosofia mais simples e, ao mesmo tempo,
mais profunda do mundo dos negócios.
Proposta indecente? Tolerância zero.
Fonte: Administradores.com.br
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