As estatísticas nos mostram que 75% dos novos produtos, serviços e negócios fracassam. É uma porcentagem bem alta, não é mesmo? Pois, se você não quer fazer parte dessa estatística, é preciso analisar as práticas utilizadas no seu negócio e fazer os ajustes necessários para que ele não caia nessa porcentagem
Muitos novos empresários não conhecem conceitos básicos de
Marketing e também não contratam especialistas na área para os aplicar no seu
negócio, isso só aumenta o risco do negócio fracassar, entrando nessa dura
estatística.
Abaixo estão listados os 10 pecados capitais do Marketing,
listados por Philip Kotler, referência em Marketing na atualidade.
Confira todos os pecados e veja se sua empresa se encaixa em
algum deles. Se isso ocorrer, não se preocupe! Ainda há tempo de ajustar os
erros e colocar seu negócio “nos eixos”.
Pecado 1 – A Empresa não é focada no Marketing nem orientada
para o cliente
Hoje em dia é muito importante lembrar do Marketing de
Relacionamentos ao montar uma estratégia de Marketing em uma empresa. A
estratégia de Marketing em si é muito importante, a divulgação da marca, dos
serviços e benefícios de contratar a empresa devem ficar claros ao
público-alvo. Porém, somente isso não basta, é preciso conhecer os clientes da
empresa, suas necessidades e seus desejos. Para, dessa forma, poder alcançar a
satisfação do cliente.
Pecado 2 – A Empresa não entende seu público-alvo
Outro ponto importante é conhecer o público-alvo da empresa.
Muitas vezes as empresas cometem o erro de “disparar para todos os lados”,
divulgam seus produtos e serviços em mídias, gastam fortunas com propagandas e,
mesmo assim, não obtém o retorno desejado. Isso ocorre porque os profissionais
de Marketing da empresa têm de ter bem definido qual é o seu público-alvo.
Dessa forma as divulgações terão um foco e atingirão exatamente o cliente
desejado.
Pecado 3 – A Empresa não monitora os concorrentes
Algumas empresas não possuem o costume de verificar o que a
empresa concorrente está fazendo, como está vendendo seus produtos e serviços,
e de que forma está atraindo consumidores. Monitorar a concorrência é
importante para saber quais estratégias estão sendo utilizadas por ela, e
detectar possíveis ameaças de mercado. Se isso não for feito, poderá ocorrer de
alguma outra empresa entrar no seu segmento e passar a sua frente sem que você
perceba.
Pecado 4 – A Empresa gerencia mal sua relação com parceiros
Como já comentei antes, o Marketing de Relacionamentos é
muito importante, mas não deve ser aplicado apenas aos consumidores da sua
empresa. É de extrema importância ter um relacionamento saudável com seus
colaboradores, fornecedores e distribuidores. São eles que farão com que sua
empresa tenha sucesso ou não. Cuide bem do relacionamento com eles!
Pecado 5 – A Empresa não é boa em encontrar novas
oportunidades
Outro pecado importante. Muitas empresas pecam em trabalhar
sempre da mesma forma, com os mesmos produtos e serviços. Inovar é preciso,
novos produtos e serviços surgem a todo momento. Se sua empresa não fizer parte
do grupo de inovação, ela pode correr riscos!
Pecado 6 – O processo de planejamento de Marketing da
empresa é deficiente
Alguns empresários pensam somente em divulgar o negócio,
obter mais clientes e, assim, mais lucro. Acabam esquecendo que ter uma boa
estratégia de Marketing estrutura a empresa para lidar com situações
inesperadas e obter respostas com maior facilidade, bem como chegar nos
resultados esperados com maior eficiência.
Pecado 7 – As políticas de produto e serviços de sua empresa
precisam de ajustes
Sua empresa pode possuir mais de um tipo de produto e/ ou
serviço a ser ofertado. É importante analisar e determinar qual ou quais deles
geram realmente lucro para o seu negócio. Muitas vezes as empresas continuam
trabalhando com produtos ou serviços que não geram lucro, mas muito trabalho.
Detecte estes produtos e serviços pouco lucrativos e diminua o tempo gasto com
eles ou, se for possível, elimine-os de vez!
Pecado 8 – Os esforços de comunicação e de construção de
marcas da empresa é fraco
É preciso que seu cliente potencial conheça a sua marca,
seus produtos e seus serviços. Eles têm de conhecer bem a sua marca, e saber o
que ela oferece a eles. O pecado 8 ocorre muitas vezes porque o público-alvo da
empresa não foi definido, por isso não conhece a sua marca ou simplesmente não
a diferencia dos seus concorrentes. Por isso, reveja seu planejamento de
Marketing, defina seu público-alvo e mostre a ele o porquê sua empresa é a
melhor opção para ele!
Pecado 9 – A Empresa não está adequadamente organizada para
a prática do Marketing
De nada adianta sair fazendo propagandas “à la vonté” e
distribuindo panfletos com seus serviços na rua. O Marketing não é só isso, e é
preciso que todos os departamentos da empresa entendam. Montar um departamento
específico para a prática do Marketing é de suma importância, para que haja um
planejamento correto e focado nas ações que darão resultado.
Pecado 10 – A Empresa não usa ao máximo a tecnologia
disponível
Atualmente há uma gama de produtos e serviços na área da
tecnologia que existem para facilitar as nossas vidas. É inaceitável uma
empresa que se recusa a utilizá-los, ou mesmo não os conhece. Principalmente os
profissionais da área de Marketing da empresa têm a responsabilidade de
utilizar estes recursos, facilitando a comunicação e o trabalho de todos os
departamentos da empresa.
Rever essa lista é tarefa importante para saber se sua
empresa já caiu ou está prestes a cair em um dos 10 pecados. Lembre-se de que,
se sua empresa está cometendo alguns destes pecados, ainda há tempo de reverter
a situação. Mas haja rapidamente, pois, como foi citado no início do texto, o
número de novos negócios, produtos e serviços que fracassam é grande!
Fonte: Administradores.com.br
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