Este é o terceiro post da série especial “Como
montar um plano de negócios” . Seu objetivo é
explicar passo-a-passo como planejar e montar um plano de negócios de forma
clara e objetiva. Ajudando você a ter sucesso em seu novo negócio.
Recomendo que você leia a primeira e a segunda
parte da série especial para uma melhor compreensão. Tome nota!
4.2 Empreendedores
4.2.1 Perfil dos Sócios
Caso você possua sócios em seu negócio, este é o
momento de apresentá-los. É necessário criar um perfil individual de cada um
deles (inclusive o seu), com informações como formação profissional,
habilidades, qualificações técnicas, experiência profissional etc.
As informações disponibilizadas aqui serão de
grande importância aqui, porém tome cuidado para não se estender demais no
tema. Caso queira mostrar os currículos dos sócios, faça-o em anexo, desta
forma a sua análise será facultativa para o leitor.
5 Estratégia de Negócio
Caso você tenha esquecido, seu negócio precisa de
uma estratégia clara e sólida para sobreviver à guerra mercadológica. Ter
apenas um produto ou serviço bonito e funcional não garante o sucesso de sua
empresa, é preciso saber como posicioná-lo no mercado frente a seus clientes e
concorrentes.
É preciso conhecer o mercado, o que o cliente
necessita e espera do seu produto, além de informações como o preço que ele
pode pagar e como o produto chegará até ele no tempo desejado. É preciso saber
como o mercado se comporta para planejar sua estratégia de reposicionamento,
caso seja necessário.
Assim, o empreendedor deve conhecer o mercado em
que está inserido para planejar melhor sua estratégia empresarial. Deve
conhecer as ameaças e oportunidades, bem como os pontos fortes e fracos de sua
empresa. Tudo isto a fim de garantir a melhor atuação possível para sua empresa
frente às variações mercadológicas apresentadas em sua área de atuação.
5.1 Ameaças e Oportunidades
É de extrema importância que o empreendedor saiba
quais são as possíveis ameaça ao seu negócio. Quais são os fatores ambientais
que podem comprometer a atuação de sua empresa a curto ou longo prazo. Após
conhecer e registrar tais ameaças, é preciso traçar estratégias para superá-las
no decorrer do tempo, se antecipando aos fatos e se preparando para não ser
surpreendido e presenciar um possível fracasso de sua empresa.
As oportunidades também precisam ser identificadas
para que a empresa possa planejar as ações para um melhor aproveitamento de
tais oportunidades. Esta ação, se bem gerenciada, constitui uma vantagem
competitiva importante para o empreendedor frente aos seus concorrentes.
Um ponto interessante que o empreendedor precisa
ter em conta é que as oportunidades mal aproveitadas ou não identificadas
adequadamente também podem se tornar ameaças para empresa. Uma vez que seus
concorrentes podem percebê-las primeiro e gerar uma competição em que sua
empresa não estava preparada para participar, deixando-a em desvantagem e
correndo o risco de perder clientes e mercados importantes. Fique atento!
5.2 Pontos fortes e fracos
O empreendedor precisa conhecer melhor sua empresa
internamente para poder identificar corretamente quais são seus pontos fortes e
fracos. Detalhes como qualificação dos funcionários, políticas salariais,
parceiros, recursos e pessoal disponíveis etc. Assim, poderá saber do que sua
empresa é capaz e onde ela pode chegar com as próprias forças.
Esta análise, em geral, é feita juntamente com as
ameaças e oportunidades através da ferramenta de análise denominada SWOT –
Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Onde é possível registrar os
itens pesquisados de tal forma a usá-los combinados ou separadamente,
facilitando o trabalho de análise do empreendedor.
Caso queira mais informações leia: Oportunidades
que nascem de ameaças
5.3 Objetivos
Explicite neste item o que, exatamente, a empresa
quer conquistar. De forma clara, objetiva e de forma mensurável. Responda
perguntas do tipo: Qual a participação de mercado desejada? Quanto pretende
crescer em um ano? Quanto pretende faturar neste período? E demais perguntas
que mostrem o que o empreendedor pretende alcançar com a abertura ou manutenção
desta empresa.
5.4 Estratégias
Após definir quais são as ameaças e oportunidade de
sua empresa, levando em consideração o ambiente externo; e depois de conhecer
os pontos fortes e fracos de sua empresa, analisando seu ambiente interno, se
faz necessário definir as estratégias do negócio. A empresa precisa conhecer os
caminhos que a levarão ao atendimento de seus objetivos e metas.
A definição da estratégia da empresa funciona como
a modelagem do barro por um artesão. É ela que definirá a postura da
organização frente ao mercado, concorrentes e clientes. Por isso, precisa ser
meticulosamente analisada, revisada e definida pelo empreendedor e sócios.
É com base nas estratégias da empresa que são
definidos os planos de ação internos (plano de marketing, financeiro, de
produção etc.), elucidando as estratégias operacionais, os investimentos no
crescimento da empresa, as formas de capitalização, as parcerias que serão
estabelecidas, o comportamento frente aos clientes internos e externos, entre
outros.
Com a estratégia bem definida o empreendedor terá a
oportunidade de conhecer amplamente sua empresa, poderá mostrar a visão que tem
do negócio e as formas como ele pretende alcançar o sucesso empresarial. Tudo
para que seu plano de negócios seja o mais completo possível.
No próximo post da série você aprenderá como
mostrar em seu plano de negócios o plano de marketing, planejamento e
desenvolvimento do projeto entre outros. Não deixe de acompanhar!
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