O ramo específico e complexo da Tigre poderia ter a mantido
afastada das redes sociais. Mas a empresa de tubos, conexões e utensílios viu
nesses canais uma oportunidade para se aproximar dos seus diversos públicos e
oferecer conteúdos relevantes. Depois de muito planejamento, a marca finalmente
lançou as páginas em 2013, tendo como incentivo o feedback dos clientes sobre o
perfil no Youtube, criado em 2010. Para dar conta das necessidades de cada um,
como instaladores, engenheiros, arquitetos e lojistas, a empresa decidiu
direcionar seus canais, transformando o Twitter, o Google + e o Facebook em
meios focados no consumidor final e clientes comerciais, e o Youtube em um
espaço de divulgação de vídeos instrutivos e técnicos.
A iniciativa faz parte de uma nova estratégia digital, que
tem como objetivo reforçar o relacionamento com os públicos e ampliar a
visibilidade da marca. Os temas abordados nas redes estão relacionados ao
universo de atuação da empresa, como construção, reforma e decoração e têm como
foco sustentabilidade e inovação, pilares da Tigre. Além disso, as redes
sociais reforçam o posicionamento da companhia em oferecer serviços que
agreguem valor ao consumidor.
No site oficial, por exemplo, a marca disponibiliza ferramentas
para facilitar o uso dos produtos, caso da “Agenda da Obra”, uma planilha que
mostra como planejar os custos da construção, a “Enciclopédia Tigre”, que dá
dicas sobre equipamentos, e os simuladores, que mostram as melhores opções de
itens para cada tipo de obra. “Queremos manter a liderança no Brasil e alcançar
esse patamar em outros países. Para isso, precisamos ser reconhecidos como uma
marca inovadora, moderna e sustentável”, avalia Thomas Karsch, Gerente de
Marketing Corporativo da Tigre, em entrevista ao Mundo do Marketing. Veja
abaixo:
Mundo do Marketing - A Tigre está iniciando suas atividades
no Twitter, no Facebook e no Google + em 2013. Por que a marca decidiu investir
nas redes sociais agora e qual o público pretende atingir?
Thomas Karsch – A criação desses canais só veio depois de
planejarmos bem como seria a nossa atuação. Por meio deles, queremos divulgar a
marca, as iniciativas realizadas e ter mais um ponto de contato com os
clientes. A interatividade é muito mais forte do que em outras mídias. As redes
sociais nos permitem dialogar e nos aproximar dos nossos vários públicos, não
só comunicando informações, como também obtendo respostas. No Facebook, por
exemplo, temos um canal exclusivo para o programa de fidelidade Mundo Tigre, em
que nos relacionamos com profissionais do mercado, como lojistas, balconistas,
engenheiros, arquitetos e outras pessoas ligadas à construção civil. Além,
claro, dos consumidores finais.
Mundo do Marketing – Qual o tipo de conteúdo publicado
nesses canais e como vocês fazem para que ele seja relevante para todos os
públicos da marca?
Thomas Karsch – Temos falado de assuntos de interesse geral,
mas sempre ligados ao nosso universo, seja sobre os produtos, sobre construção
ou sobre saneamento. As marcas que se colocam a disposição dos clientes nesses
ambientes têm que agregar alguma coisa e, por isso, planejamos bem a nossa
entrada nas redes sociais. Dialogar com tantos públicos diferentes é um
desafio, então montamos uma estratégia para alimentar cada canal com assuntos
específicos.
No Youtube, por exemplo, temos postado filmes técnicos. Os
vídeos mostram a instalação dos nossos produtos e são voltados para uma
audiência formada por engenheiros, instaladores e outras pessoas que precisam
entender como funciona o processo. Já para o público do nosso relacionamento
comercial e para os consumidores finais, usamos mais o Google +, Facebook e o
Twitter. Então são formas e assuntos diferentes que distribuímos nos canais
para poder atender a todos.
Mundo do Marketing – Atualmente vocês têm poucas pessoas
acompanhando as redes sociais, especialmente porque lançaram as páginas em
março. No Facebook, por exemplo, são pouco mais de mil fãs. Há uma preocupação
com o número de seguidores da marca no meio digital?
Thomas Karsch – Estamos muito mais preocupados com a
qualidade do público que estará em contato conosco. Podemos atingir uma
quantidade maior por meio das nossas campanhas de mídias de massa. Temos ações
na televisão e no rádio para isso. Atualmente elas exploram a mensagem “Quem
usa Tigre é autoridade no assunto”.
As informações passadas são menos técnicas e a linguagem é
mais descontraída justamente porque falamos com uma audiência ampla, de pessoas
que vão comprar um imóvel ou fazer uma obra. Já nos canais digitais, publicamos
nossas campanhas e usamos o humor também, mas esse não é o foco. A ideia é
passar informações diferenciadas e mais específicas visando uma construção de
relacionamento.
Mundo do Marketing – O site da Tigre também tem muito
conteúdo e ferramentas, como a Enciclopédia Tigre e simuladores para
dimensionar projetos. Qual o objetivo dessas iniciativas e como elas contribuem
para o negócio?
Thomas Karsch – O objetivo central é estarmos próximos dos
nossos clientes. Não adianta só vendermos os nossos produtos: temos que saber
sobre o que ocorre no entorno e prestar serviço, além de estarmos acessíveis. A
plataforma digital já é parte do nosso negócio. Hoje nosso portal tem uma série
de recursos, informações e conteúdo como, por exemplo, cursos online e
ferramentas de projetos online. Não é algo simples e nem fácil de fazer, mas
vemos que dá resultado.
Nos preocupamos muito com a qualidade do serviço. A Tigre
tem um padrão alto em tudo que produz, mas se a instalação é mal feita, não
adianta o produto ser excelente. Por isso que é tão importante trazermos
informações sobre instalação e sobre como corrigir problemas. Exploramos
assuntos que não estão diretamente relacionados ao que vendemos, mas que são
importantes para os profissionais da área já que a qualidade da instalação é um
fator essencial para que o resultado final seja perfeito.
Mundo do Marketing – Mas nem todas as pessoas que trabalham
diretamente nas obras frequentam o meio digital regularmente. Como fazem para
estar em contato com elas?
Thomas Karsch – Principalmente por meio dos cursos de
capacitação. Temos uma série de programas e treinamentos voltados para os
instaladores. Procuramos levar nosso conhecimento técnico até eles e vice e
versa. Além dos cursos online, temos as aulas que ocorrem no Tigre Móvel. São
dois caminhões que rodam pelo país inteiro. Fora isso, temos os centros de
treinamento em comunidades carentes. Capacitamos 124 mil pessoas por ano. No
ano passado, oferecemos 780 mil horas de aula em diversas regiões.
Mundo do Marketing – Além da versão mobile do site, há a
intenção de explorar uma maior gama de ferramentas para dispositivos móveis?
Thomas Karsch – Ainda não criamos, mas temos algumas ideias
sendo discutidas. Hoje os clientes usam muito os canais digitais para tirar
dúvidas e, por isso, criamos um fórum para que projetistas discutam temas
relevantes para os seus projetos. Hoje as pessoas querem receber informações
enquanto usam os produtos e enquanto estão estudando. A plataforma mobile tem
crescido muito e sendo cada vez mais utilizada pelos nossos públicos. Já
estamos bastante presentes por meio do nosso site para dispositivos móveis e
esperamos aumentar a presença para outras formas de atuação, como aplicativos
que possam facilitar a vida dos nossos clientes.
Mundo do Marketing – O site de vocês e agora as redes
sociais comunicam e exploram muito a questão da sustentabilidade e da inovação
como pontos importantes da marca. De que forma a empresa trabalha essas
questões?
Thomas Karsch – A marca tem inovação e sustentabilidade como
pontos muito importantes do seu DNA. Temos uma preocupação grande com
saneamento e realizamos trabalhos de economia de energia e de outros recursos
nas nossas unidades fabris. Também temos um programa de reciclagem do nosso
material de divulgação. Quando as peças de ponto de venda envelhecem,
recolhemos e revendemos a matéria, como plástico e papel, e a renda obtida é
doada ao ICRH (instituto Carlos Roberto Hansen).
A inovação também é uma questão que olhamos com cuidado.
Hoje temos uma área de desenvolvimento de produtos, de engenharia e inovação
que é formada por mais de 100 pessoas. Uma das novidades mais recentes que
lançamos foi a grelha ecológica para ralos, que tem a ver com sustentabilidade
também. O produto é feito a partir de plástico sustentável proveniente da cana
de açúcar. Vamos ter agora outros lançamentos importantes, como o Boia Click,
que é uma torneia para caixa d’água com sistema que não faz barulho, economiza
água e é fácil de ser instalada. Também teremos uma nova linha de caixa d’água
e um quadro de luz com capacidade para até 64 disjuntores. Tudo isso para
facilitar a vida de quem instala e do consumidor final.
Mundo do Marketing – A entrada nas redes sociais e o
lançamento de novos produtos são as principais ações ao longo do ano?
Thomas Karsch – As redes sociais, os novos produtos e a nova
campanha de mídia fazem parte do nosso plano de Marketing para o ano. Acho
também muito importante manter a consistência da comunicação que vem dando
certo e que fez a marca ser top of mind no segmento. Os maiores desafios são
agregar cada vez mais valor aos clientes e manter a liderança. Pretendemos
fazer isso também em outros países, colocando a marca em um patamar semelhante
ao do Brasil e, para isso, precisamos ser reconhecidos como inovadores,
modernos e sustentáveis. Daí a relevância de ter como pilares a inovação e a
sustentabilidade, tornando isso bastante claro aos consumidores a partir da
integração com todas as nossas iniciativas.
Fonte: Mundo Marketing
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