Muitos donos de pequenos negócios pensam que a publicidade é
como ir ao dentista: algo que você só precisa fazer a cada seis meses. Mas,
quando a publicidade é contínua e focada, os negócios ficam mais fáceis. Se os
possíveis clientes tiverem uma visão positiva dos seus produtos e da sua
reputação antes de você ligar para eles ou antes de eles começarem a comprar,
você tem muito mais chances de fechar uma venda.
Outra novidade a respeito da publicidade permanente é que
ela não está presa a uma etiqueta de preço. Trata-se apenas de mandar a
mensagem certa para a pessoa certa na hora certa. Aqui estão dez ideias para
fazer isso… sem gastar muito:
1. Faça os clientes se sentirem especiais. Os clientes
gostam de ser reconhecidos, especialmente nos dias de hoje, em que tudo é
rápido e “pelo menor preço”. “Mesmo com empresas na internet, é possível
prestar um bom atendimento ao cliente”, diz Denise McMillan, dona de uma loja
on-line. McMillan inclui um pequeno sachê com cheiro de rosas em todas as
sacolas de jóias ou lingerie que ela vende e também envia uma carta de
agradecimento escrita à mão. “O sachê e a carta custam alguns centavos, mas
acrescento algo especial à compra”, ela afirma.
2. Crie cartões que os clientes queiram guardar. A maioria
dos cartões de visita é descartada algumas horas depois de uma reunião. Em vez
de ter seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas realmente usem, como um
bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas. O
bloco de anotações é consultado quase todo dia, guardado por 30 dias, mais ou
menos, e deixa uma lembrança forte.
3. Pare de atender clientes que não dão lucro. Se essa ideia
lhe dá arrepios, pense melhor. Você caiu na mentira de aumentar as vendas em
vez de alavancar os lucros. Se você parar de atender clientes que não dão
lucro, você tem mais tempo e recursos para clientes que realmente podem ajudar
sua empresa a crescer. “Provavelmente, 20% dos seus clientes estão contribuindo
para de 150% a 200% do lucro anual total; 70% não dão lucro e 10% custam de 50%
a 100% do seu lucro”, afirma o consultor Michael King. Analise bem os dados de
lucratividade dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e
propagandas para aqueles que importam.
4. Crie uma lista de contatos por e-mail e mande cartas pelo
correio. A maioria das empresas aproveita o poder dos e-mails e você também
deve enviá-los. É muito econômico. Porém, já que o e-mail marketing está em
todos os lugares, você pode se destacar se enviar, de vez em quando, cartas
pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes. Apenas tenha
certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes querem ler, como uma análise
de eventos recentes na sua área, ofertas especiais ou um agrado personalizado
(um desconto na próxima compra, por exemplo). Essa correspondência tem que ter
valor para quem lê, para refletir o valor dos seus produtos. Lembre: a melhor
maneira de vender é divulgar.
5. Participe de feiras e conferências. Você pode criar
rapidamente folders interessantes com informações de contato, encartes com
novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre um evento.
6. Combine os negócios com prazer… e solidariedade. Realize
um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a
possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança.
7. Crie um destino. Uma livraria com uma cafeteria dentro.
Uma loja de móveis com profissionais para cuidar dos filhos dos clientes. Por
quê? Para que os clientes passem algum tempo lá. Uma manhã de domingo na
livraria torna-se uma agradável rotina de fim de semana, em vez de somente uma
compra. Roube essa ideia. E essa dica também vale para a internet. Usando a
publicidade do tipo “pague por clique” (você só paga pela propaganda se algum
usuário clicar no link para o seu site), você pode atrair público para eventos
ou ofertas, observa o consultor Jay Lipe.
8. Torne-se um especialista on-line. Essa é uma estratégia
de “amostra grátis” para conquistar negócios. Pesquise listas de discussão por
e-mail e bate-papos on-line relevantes para sua empresa e seus clientes.
Participe de vários deles publicando comentários para resolver problemas ou
respondendo a perguntas. Pode ser necessário fazer isso durante um tempo. Mas a
recompensa aparece na forma de clientes e indicações.
9. Flerte com a mídia local. Reportagens geram mais
credibilidade do que a publicidade paga. Para receber a cobertura da mídia
local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio ou jornais de comércio, você
precisa de uma notícia nova e na hora certa. Geralmente, vale a pena contratar
um profissional de relações públicas ou assessoria de imprensa. Ele conseguirá
espaço para as notícias, irá atrás dos representantes de veículos de
comunicação e enviará comunicados para a imprensa falando sobre sua empresa.
Normalmente, isso pode ser feito por um curto prazo ou de vez em quando.
10. Por fim, não deixe os clientes escaparem. Faça um
esforço para trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente
insatisfeito ou que não aparece há muito tempo do que atrair um novo. Se você
não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado (esse processo
pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou
por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há
algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes
é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer.
Fonte: Pensando Grande
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