Dez passos para desenvolver o empreendedorismo em sua
organização, seja ela pública ou privada
Dez passos para desenvolver o empreendedorismo em sua
organização, seja ela pública ou privada “Todo empreendedor precisa de duas
coisas:
Acordar de manhã com desejo pelo desafio
e terminar o dia com reconhecimento pelo que foi
feito."
(Luiz Fernando Furlan)
O conceito de intraempreendedorismo, também denominado
empreendedorismo corporativo, foi apresentado em 1985 por Gifford Pinchot III,
em sua obra homônima cujo subtítulo dizia: “Por que você não precisa deixar a
empresa para tornar-se um empreendedor”.
De fato, a interpretação do empreendedor como sendo dono do
próprio negócio está ultrapassada. A visão coerente remete ao executivo capaz
de agir como se fosse um dos principais gestores de uma organização. Veja na
sequência dez requisitos para promover o intraempreendedorismo em sua
corporação.
1. Espírito empreendedor. Significa desenvolver cultura de
dono e perseguir o resultado. Uma empresa privada deve ter como propósito
fundamental ser lucrativa e rentável – evidentemente não a qualquer preço. Uma
empresa pública, por sua vez, deve postular a excelência no atendimento à
população e a boa gestão dos recursos.
2. Visão sistêmica. Combater a feudalização no ambiente
profissional. Os diversos departamentos ou setores de uma companhia não são
mundos isolados e dissociados. Por isso, deve-se estimular o trabalho em equipe
com visão holística. A frase “Isso não é da minha área” representa a heresia
máxima a ser superada.
3. Valores alinhados. Os princípios que guiam o processo
decisório e balizam o comportamento representam o caráter, a essência e o
destino de uma organização. Assim, valores pessoais e corporativos devem estar
em sintonia, definindo o perfil de quem pode e deve vestir a camisa da empresa.
4. Metas e planejamento. Os objetivos devem ser explícitos e
compartilhados e o planejamento deve ser tática, operacional e estrategicamente
definido horizontalmente, e não “de cima para baixo”.
5. Excelência. Dar um basta na mediocridade. O possível não
é admissível quando o melhor é esperado. O intraempreendedor não tem sua agenda
ditada pelo relógio ou pelo calendário, não se esquiva ou transfere
responsabilidades, não realiza ou delega tarefas apenas para ver-se livre.
6. Comprometimento. Remuneração adequada e atrelada a
resultados, programa de benefícios, plano de carreira, treinamento e
desenvolvimento são apenas pré-requisitos básicos a serem oferecidos aos
colaboradores. A desejada retenção de talentos demanda aspectos intangíveis
como reconhecimento, valorização, clima organizacional estimulante, espaço para
a realização de sonhos pessoais e celebração de conquistas.
7. Comunicação. Estabelecer parâmetros para uma comunicação
aberta, abrangente e objetiva, isenta de ambiguidades, onde opiniões são
ouvidas ativamente, debatidas sem censura e acolhidas por consenso.
8. Marketing. Difundir a compreensão básica de que o
marketing não é atribuição de alguns, mas responsabilidade de todos e a
construção de uma marca é um processo paulatino para gerar vínculo cognitivo e
emocional com o consumidor.
9. Inovação. Em um mundo comoditizado, onde produtos,
serviços e pessoas são tão semelhantes, a perenidade exige adaptação contínua,
inovação constante e diferenciação permanente.
10. Qualidade de vida. O desequilíbrio entre vida pessoal e
profissional é a maior fonte de ansiedade e angústia dos trabalhadores da
atualidade. Proporcionar meios para que possam conciliar suas “Sete Vidas”
(física, afetiva, profissional, cultural, social, material e espiritual) é o
melhor instrumento para sua fidelização.
Por fim, um aspecto essencial deve ser considerado. As
tarefas e as metas não podem ser um fardo; o ambiente e as pessoas não podem
ser desagradáveis. Assim, a paixão verdadeira pelo trabalho deve ser o
combustível a motivar empreendedores e intraempreendedores em sua jornada
diária em busca de edificar grandes realizações e deixar um legado autêntico e
inspirador.
Fonte: Administradores.com.br
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