Se para conquistar o mercado internacional bastasse pegar um
avião e desembarcar lá do outro lado do mundo, seria fácil, né? Mas a realidade
é bem diferente. Ter sua startup reconhecida no mercado nacional já não é uma
tarefa fácil. Expandir os negócios para outros países, então, é mais complicado
ainda.
Mas a missão não é impossível. A Fashion.me, rede social
voltada para a moda, viu uma oportunidade e resolveu arriscar. “Em 2011,
percebemos que o que estávamos fazendo poderia valer não só para o Brasil, mas
para o mundo. Então buscamos investimento para nos ajudar a iniciar uma
expansão internacional e fizemos a mudança do nosso nome de byMK para
Fashion.me”, diz Flávio Pripas, cofundador da startup.
No começo do ano, a plataforma ganhou sua versão para o
mercado americano e, em paralelo, os empreendedores continuam a investir na
operação nacional. Diante desta experiência, Pripas destaca alguns pontos para
quem quer crescer além das fronteiras do Brasil:
Não tenha medo de arriscar
Não necessariamente as fórmulas que funcionam darão o mesmo
resultado em outro mercado. Você precisa ser corajoso o bastante para correr o
risco.
Esteja disposto a fazer as malas
Pelo menos um dos sócios deve acompanhar o novo mercado de
perto. “Aprendemos, que em uma startup, o negócio só se desenvolve com a mão do
sócio”, diz .
Dê um passo de cada vez
Pripas e seu sócio planejam conquistar outros mercados, mas
não antes de atingir os objetivos traçados para os Estados Unidos. “Caso os
objetivos sejam atingidos (número de usuários, parcerias, receitas), pensamos
no próximo estágio, ou seja, novos mercados”, afirma.
Analise vantagens e desvantagens
Como em tudo na vida, expandir o negócio para outro mercado
tem o lado bom e o ruim. Com a Fashion.me não está sendo diferente. “A grande
vantagem é o aumento da escala que o negócio pode atingir. A maior desvantagem
é tentar fazer tudo ao mesmo tempo, com recursos limitados”, diz o
empreendedor.
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