Uma das grandes dúvidas que pairam sobre as cabeças dos
administradores nos dias de hoje é: “como ser um bom líder? “. Como gerenciar
um grupo de pessoas sem que elas se sintam cobradas demais, ou chateadas com a
pressão? Liderar e motivar pessoas sem pressão e cobrança é algo difícil de ser
feito, mas é possível dosar a mão para não cometer erros em excesso.
É preciso saber exatamente o que e como fazer para que seus
colaboradores o vejam como um líder verdadeiro, alguém que os inspira, que lhes
dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes, e não um
ditador que apenas cobra resultados, sem pensar no lado humano da relação. Por
isso, saber atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o seu
sucesso.
É importante que o líder saiba ouvir as pessoas, escutar
suas opiniões, dialogar com elas para que possam se sentir valorizadas. Mas,
mais do que ouvi-las, é preciso saber como lidar com as críticas e sugestões,
saber como implementar melhorias levando em consideração o que foi dito pelo
colaborador etc. As pessoas adoram participar, mas odeiam que suas opiniões
sejam ignoradas.
O líder também precisa saber como liderar as pessoas,
conhecendo seus liderados, a forma como eles pensam, como agem, a forma como
costumam trabalhar etc. É preciso haver um bom senso para que a liderança não
seja um desastre. Por isso, é necessário saber como conversar com um
funcionário, como dar uma bronca, como elogiar na medida certa, como propor uma
mudança drástica sem causar impactos negativos etc.
A boa liderança é, antes tudo, o bom convívio e a boa
relação entre as pessoas. É preciso haver respeito para que um líder seja
respeitado. É preciso haver companheirismo e comprometimento para que um
serviço seja bem executado pela equipe como um todo. É preciso ser um líder
responsável para que seus liderados se sintam parte do grupo, ativos,
valorizados.
O bom líder é aquele que chama pra si a responsabilidade,
mas que também sabe como delegar autoridade e funções a seus comandados. Porém,
ele sabe exatamente quem está preparado para receber este fardo, sem
sobrecarregar uma pessoas despreparada, que certamente irá se chatear com ele,
fazendo um serviço de péssima qualidade, comprometendo todo o resultado final.
Ser um bom líder e não chatear os seus colaboradores é uma
tarefa complexa, porém não impossível. Procure sempre se relacionar de forma
agradável com seus liderados, participe de seu dia-a-dia, valorize quem
precisa, cobre de quem está devendo em desempenho etc. Mas, principalmente,
saiba exatamente para onde você quer levar sua equipe. Um chefe perdido deixa
qualquer equipe fora do rumo.
Compartilhe suas experiências, conte exemplos de bons
comportamentos, histórias de sucesso, motive seus colaboradores. Evite ser o
líder chato que apenas puxa a equipe para baixo. Eleve o astral das pessoas,
mostre a elas como são importantes para o bom andamento do serviço, como são
essenciais na engrenagem da empresa. Valorizar o trabalho das pessoas é uma
excelente forma de trazê-las para o seu lado, de fazê-las trabalharem melhor.
Seja um bom líder e colha os frutos desta boa relação com
seus funcionários. Sucesso!
Fonte: Sobre Administração
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