quarta-feira, 1 de março de 2017

Como se tornar uma pessoa mais criativa

Mude o que você pensa sobre si mesmo e se torne uma pessoa mais criativa.



Você já chegou por algum momento em sua vida a acreditar que seu potencial criativo era inferior ao que realmente é? Ou ainda, já se pegou evitando alguma situação de risco por não confiar em suas habilidades? Eu já tive essa sensação e percebi que elas estavam muito relacionadas com as experiências que eu vivi ao longo da vida.

Uma das características sobre minha personalidade sempre foi pensar diferente de outras pessoas e cheguei a ser ridicularizada por isso, sempre o que é diferente espanta, é difícil de ser aceito. E durante muito tempo, deixei que isso influenciasse aquilo que eu mesma pensava sobre mim, acreditei ser inferior, deixando de aproveitar o potencial criativo que tinha, passei a evitar riscos e no momento que percebi o quanto isso estava me atrapalhando em vários aspectos da vida, mergulhei profundamente no autoconhecimento buscando virar a mesa e mudar a situação a meu favor. 

O fato é que para conseguir o sucesso que tanto se almeja é preciso que haja uma constante renovação, para que assim se possa eliminar os travões que nos impedem de avançar e desenvolver o que ainda não temos. É necessário ter a consciência que podemos nos tornar aquilo que quisermos, pois, como diz a célebre frase de Jean-Paul Sartre: “não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”.

A criatividade se refere a ideias singulares, originais ou fora do comum e se você tenta se esquivar dela, está deixando para trás todo aprendizado, todas as inovações e sucessos que poderiam ser construídos ao longo de sua vida. Nossa habilidade criativa, está intimamente ligada com o conceito que temos a respeito de nós mesmos. 

As personalidades que apresentam baixo nível de autoestima temem ousar ou inovar e com isso deixam de ser criativas na vida e no trabalho ou seja, a falta de criatividade impede novas iniciativas.

A criatividade em vez de ser identificada como um produto especifico qualquer, é simplesmente um modo particular de pensar, essencial para empreendedores e líderes que precisam constantemente inovar devido ao enorme avanço da tecnologia e a facilidade de acesso a muitas informações. 

Vivemos em uma cultura em que as atitudes criativas são desencorajadas, se tentarmos estabelecer uma nova ideia que difere do padrão pré-estabelecido, corremos o risco de sermos ridicularizados ou humilhados, portanto além da criatividade é necessário uma boa dose de autoconfiança, para ter convicção de sua própria ideia. 

As atividades criativas estão em oposição às normas conformistas. Se deixarmos nos influenciar por esses efeitos externos, podemos acabar criando um autoconceito negativo acerca de nosso potencial.

Outro hábito que destrói a nossa capacidade criativa são as auto-afirmações negativas, que são verdadeiros monólogos internos de auto-depreciação, incentivando a desistência e a desmotivação. A superação das mesmas exige o esforço para a quebra de hábitos velhos, substituindo essa negatividade por auto-afirmações positivas que auxiliem no desenvolvimento das novas habilidades ou criações.

Se pensarmos sobre nós mesmos de modo negativo, tendemos a criar experiências negativas em nossa vida e assim diminuiremos toda capacidade criativa que podemos ter. Por outro lado, se aprendemos a pensar a nosso respeito de modo positivo, tendemos a criar mais experiências positivas e facilitamos nossas capacidades criativas em geral. Ao ordenarmos nossas autoafirmações, modelamos também o autoconceito, liberando assim todo o potencial criativo que podemos ter.

MAS, COMO LIBERAR NOSSO POTENCIAL CRIATIVO? 

Isso é possível, eu consegui e você também pode! Mude suas crenças, pense sobre você mesmo de forma criativa, estando mais consciente sobre quem é e o que acredita. Tome as rédeas de sua vida e acredite em suas ideias. 

Identifique o que causou frustrações

 Às vezes algumas tentativas de ser criativo e inovar não foram aceitas por outros no passado, ou mesmo em algum projeto difícil ou empreendimento a ideia nova não foi muito bem sucedida. Esse tipo de experiência pode nos levar a pensar que nossa capacidade de criatividade é inferior e isso pode resultar num afastamento de projetos criativos, afetando também a autoconfiança. É necessário perceber onde as influencias negativas ocorrem.

Identifique seus pensamentos negativos

Antes de promover a mudança é necessário ter consciência dos próprios pensamentos, o que você tem pensado a respeito de si mesma? Qual a imagem que você tem de si mesma? Os pensamentos aparecem de forma automática porque foram alimentados por um bom tempo. Pode parecer difícil uma mudança no primeiro momento, mas na medida em que se persistir na criação de um novo habito, ficará mais fácil. 

Assim que perceber tendo autoafirmações negativas, ordene a si mesmo: PARE! Faça isso quantas vezes forem necessárias.

Substitua pensamentos negativos por novos pensamentos

Podemos mudar nossa capacidade criativa, pensando sobre nós mesmos de maneira mais criativa. Depois de ordenar parar com esses pensamentos negativos, substitua-os por afirmações positivas verdadeiras em relação a si mesmo. Se você tem dificuldades de fazer isso, realize uma lista com suas qualidades e habilidades em empreendimentos que deram certo para tomar consciência, e repita cinco vezes a afirmação positiva no lugar da negativa para ajudar a estabelecer esse novo hábito. 

Tenha consciência que é uma pessoa singular

 Para promover a criatividade também é necessário que a pessoa saiba que é uma pessoa singular, capaz de desenvolver várias habilidades. Também capaz assumir todas as responsabilidades por seus problemas, outras pessoas podem nos ajudar muito, mas temos que ter consciência que podemos e devemos tomar nossas próprias decisões. A criatividade está muito ligada com a individualidade, não de uma forma egoísta, mas no sentido da pessoa que não depende da opinião alheia e sabe que tem recursos internos para resolver seus problemas sozinhos.

Não tenha medo de errar

Se arrisque, em muitas questões não existe certo ou errado na criatividade! As invenções, ideias podem surgir de algo inovador que nunca foi feito e isso é ótimo! O medo de errar reprime a criatividade, pois pra conseguir sucesso, vamos errar muitas vezes até encontrar o acerto e somente aquele que erra está mais perto de chegar ao acerto, do que aquele que não tenta e nunca sairá do lugar. Se sentir medo de arriscar, comece aos poucos, com riscos pequenos no dia a dia, até criar maior autoconfiança e investir em riscos maiores. Já dizia Albert Einstein “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”. Saiba que correrá risco. Quando uma pessoa se desvia da trilha do conformismo ela correrá o risco de sofrer certo grau de rejeição e menosprezo por parte das pessoas comuns. Também corremos o risco de estabelecermos um conjunto pessoal de valores, sem a necessidade de recorrer constantemente a outrem na busca de reforço e apoio. Quando a pessoa resolve estabelecer um caminho criativo sua autoconfiança aumenta e vice versa, tornando-se um ciclo virtuoso! Então relaxe e trate se de ser você mesmo, a vida está esperando para que você use todo seu potencial para criar e encantar!       

Momento do ADM, Annie Oles - 01 de fevereiro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!