segunda-feira, 27 de março de 2017

10 comportamentos que prejudicam sua carreira

Saiba quais são os comportamentos que podem prejudicar sua carreira.



Você provavelmente já deve ter pensado inúmeras vezes sobre sua carreira. Deve também ter traçado planos ou ao menos sonhado com aquilo que gostaria de ser, ou ter. Todos nós já fizemos isso.

Quando criança, boa parte do tempo é destinado a imaginar sobre o que ser quando crescer. Você lembra qual era o seu sonho?

Talvez, seu desejo tenha se realizado, ou quem sabe ainda, a vida deu tantas voltas que te levou para caminhos que jamais pode idealizar.

O fato é que o passado já não importa tanto, e o que se deve considerar daqui pra frente é o que você pretende fazer com sua carreira para os próximos anos. Mas, cuidado, para não cair na cilada de se angustiar com o futuro, se comparando ou achando que não tem capacidade para conseguir o que quer. Neste caso, vale lembrar a máxima de Mario Quintana: “São os passos que fazem o caminho”. E isto significa que não basta apenas ficar matutando, ou enchendo a cabeça com pensamentos que não levam a nada. Para conquistar o que se quer, é preciso traçar o caminho, e acima de tudo, saber se você tem as condições de dar cada passo para trilhar seu objetivo. Desta forma, você não acaba tropeçando, se perdendo ou até mesmo dando o passo maior do que a perna.

Mas, para que isso aconteça, é fundamental saber exatamente o que quer e principalmente evitar alguns comportamentos que pode minar seu caminho. Confira quais são eles:

Se comparar – Acredito que um dos maiores ladrões da felicidade é a comparação. Quando você se compara a outra pessoa, deixa de despertar o melhor de si mesmo, isto porque a comparação gera dois tipos de sentimentos: Baixa autoestima ou ego inflado e nenhum dos dois casos há benefícios reais. Quando você se compara a uma pessoa e se sente inferiorizada, acaba sufocando toda a confiança que deposita em si mesmo. Mas, se você se compara e acaba supondo que é melhor que outra pessoa, acaba por adotar uma postura arrogante e assim deixa de ver aspectos que poderia melhorar. É preciso entender que cada pessoa é única, com suas características, dificuldades e particularidades. Pare de olhar para o lado, deixe de conferir se a grama do vizinho é mais verde do que a sua e trate de regar seu jardim. A vida fica mais leve e produtiva desse jeito.

Querer apressar as coisas – É claro que vivemos correndo contra o tempo, e a cada dia que passa, parece que os ponteiros do relógio estão cada vez mais acelerados.

Mas, uma coisa é fazer o melhor dentro de um prazo estipulado, com uma análise crítica, racional e estratégica, outra coisa é bancar o ansioso e querer que tudo aconteça quando e como você quer, simplesmente porque “deu na telha”. Existem acontecimentos, que necessitam de tempo para acontecer e isso deve ser respeitado.

Querer adiantar uma situação só porque você acha que deve, sem considerar outras perspectivas pode soar como despreparo, precipitação e até mesmo ansiedade, características que arranham sua imagem profissional. Perguntar a si mesmo por que você quer algo, se este é o momento certo e analisar toda a situação no presente e no futuro, podem ser fatores essenciais para que se tenha uma visão mais ponderada sobre o tempo. O que não pode é como dizia minha avó: “Colocar a carroça na frente dos bois”.

Desejar algo sem ter condições de realizar – De nada adianta sonhar ser uma mulher bem sucedida nos negócios, ou um empresário muito requisitado se você não está disposto a passar boa parte do tempo a trabalho e horas longe da família. Tudo tem um preço nessa vida e com seu lado profissional não é diferente. Antes de desejar o que quer que seja, é preciso pensar o que acontecerá depois. Coloque na balança o que de melhor e o que de pior pode acontecer em cada situação. Veja para que lado a balança pende e se mesmo assim estiver disposto a correr risco por achar que eles valem a pena, se jogue de cabeça, caso contrário, pise no freio e pense mais um pouco. O que não vale é depois da decisão tomada não conseguir realizar algo que se conquistou porque você viu que não era exatamente como imaginou. Vale lembrar que a vida não é sempre como idealizamos, ao ganharmos alguma coisa, inevitavelmente teremos que abrir mão de outras. Afinal, não se pode ter tudo – ainda bem.

Ser pessimista o tempo todo – Existe um desenho de Hanna Barbera que ficou muito famoso na década de 80, que se chama Lippy e Hardy. Neste desenho, Lippy o leão, muito otimista, sempre bolava planos mirabolantes, já Hardy uma hiena muito pessimista, criticava, achando que não poderia dar certo, nesta hora dizia seu bordão mais famoso: “Ó céus! Ó vida! Ó azar! Isto não vai dar certo!”. Na sua vida, você deve ter encontrado muitos leões e muitas hienas como Lippy e Hardy pelo caminho. Mas já parou para se perguntar com qual dos dois mais se parece? Viver ao lado de pessoas que adotam o pessimismo como estilo de vida, pode ser muito difícil pois, estão a todo momento criticando, desanimando e até mesmo desencorajando o sonho de outras pessoas. É claro que não podemos ser otimistas o tempo todo, existem dias em que o pessimismo pode tomar conta mas, o que não se pode é deixar que isso se torne rotina e atrapalhe sua vida. Se puder escolher entre o otimismo e o pessimismo, escolha ver a vida de um jeito mais positivo, seus resultados serão melhores, pode acreditar.

Procrastinar – Hoje um dos males que mais afeta a produtividade de um profissional, é a procrastinação.

Procrastinar, significa deixar algo para depois, de maneira consciente mas nem sempre pensada, ou seja, sem pensar nas consequências dessa atitude. Digo isso, porque muitas vezes procrastinamos algo por pura preguiça ou pelo que Freud chama de “Principio de prazer X princípio de Realidade” que de maneira bem simplificada, pode ser explicado como: canalizar energia para realizar coisas que gosta e evitar ou postergar ao máximo coisas que não trazem prazer imediato. Desta forma, uma série pode ser mais interessante que aquele relatório ou as redes sociais mais atraentes que o trabalho que precisa terminar. E assim ao invés de fazer algo que traz benefícios a longo prazo, você acaba por buscar pequenos prazeres imediatos mas que com o tempo podem custar caro. Por isso, antes de adiar o que quer que seja, analise quais foram os motivos que te levaram a essa escolha. Se a resposta estiver mesmo que minimamente relacionadas a coisas do tipo “porque é difícil”, “É chato” ou “não gosto de fazer isso” pode ser um caso de procrastinação. Fique atento.

Ruminar situações – O termo foi inspirado em como as vacas regurgitam o alimento que já mastigaram, para remastigá-lo. Quando se rumina situações, significa passar horas ou até mesmo dias refletindo sobre uma situação que deu errado e isso não é bom. Ao ficar muito focado em algo que aconteceu, pode se perder um tempo precioso que poderia ser ocupado com o pensamento de atitudes para resolver o problema. Ruminar, significa ficar preso ao passado e bem sabemos que passado não muda futuro, mas pode prejudicar e muito o seu presente. Foque em soluções, não em problemas – Isso para qualquer situação.

Não planejar sua rotina diária – Planejar não somente sua carreira, mas também sua rotina pode ser um diferencial de profissionais de sucesso, pessoas como Gisele Bündchen, Serena Williams e até Warren Buffett já declararam o quão importante é estabelecer uma rotina diária. Engana-se quem pensa que ter uma rotina é algo chato. Quando você planeja seus próximos passos (e os anota) deixa sua mente livre para ter outras ideias, por outro lado, ao cumprir seu planejamento você poderá perceber claramente e com argumentos bem embasados como tem evoluído e como anda sua qualidade de vida ao longo do tempo. É um erro imaginar que não precisa fazer planejamento para suas atividades diárias, por melhor que seja sua memória, é um verdadeiro desperdício utilizá-la em afazeres cotidianos, quando se pode aproveitá-la de maneira mais eficiente.

Acreditar que não precisa de apoio – Já dizia o ditado: “Ninguém é uma ilha” e isso significa que você não está sozinho e nem conseguirá grandes resultados se agir de maneira egoísta. Para se conseguir o que quer, muitas vezes é preciso a ajuda de outras pessoas, seja para poupar tempo, dinheiro ou para somar expertises. Por isso, desenvolver habilidades sociais é tão importante. Saber conviver em grupo além de ser estratégico, traz bem estar, não somente para você, mas para as pessoas que convivem ao seu redor. E mais, poder contar com pessoas no momento certo, é reconfortante e até mesmo muito recompensador. Pense nisso.

Se mostrar inseguro a todo momento – É claro que nem as pessoas mais confiantes do mundo são assim o tempo todo. É perfeitamente normal e até aceitável certa insegurança, seja para se proteger de perigos ou para se certificar que a decisão é a certa para o momento, mas o que não pode é adotar a insegurança como funcionamento padrão o tempo todo. Demonstrar insegurança constante, pode afastar oportunidades que seriam oferecidas a você afinal, quem daria um desafio a alguém que duvida até mesmo da própria capacidade? Nessa hora, se deve levar à risca aquele ditado: “E se der medo, vai com medo mesmo!”. Lembre-se, sua imagem profissional, depende muito de suas atitudes e manter uma postura insegura não é a melhor coisa que você pode fazer por sua carreira.

Levar tudo para os extremos – Um dos maiores ensinamentos budistas, diz respeito ao “Caminho do meio” e significa que os extremos da vida devem ser evitados. Este conselho é útil também para a carreira, isto porque quando vemos a vida como 8 ou 80, tendemos as ser mais impulsivos e deixar que as emoções tomem conta das decisões, podendo ser extremamente prejudicial em vários aspectos. Ao passo que, se você tiver o discernimento de em situações necessárias, afastar emoções e ter uma visão não distorcida da situação, poderá agir de maneira mais adequada. Mas isso tem muito a ver com o que você quer, com a linguagem que utiliza (se é agressiva ou muito passiva), com uma conduta condizente com o que você mesmo espera a seu respeito, além de ação e direcionamento de energia voltado para resultados. Se agir dessa maneira, não precisa se preocupar muito pois, o caminho do meio surgirá naturalmente.

E para você, existe algum outro comportamento que acredita ser prejudicial para a carreira? Contribua com sua opinião nos comentários.


Momento do ADM, Gisele Meter - 27 de março 2017.


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