sábado, 4 de março de 2017

Aprenda a potencializar seu e-mail

Dicas para deixar seu e-mail ainda mais profissional



O e-mail é uma ferramenta corporativa bastante habitual. 

Mas, apesar de ser "um velho conhecido", pode e deve ser utilizado de forma correta e potencializado, para que você usufrua de todos os benefícios que ele pode gerar.

Considere seu endereço eletrônico como um cartão de visitas virtual, que pode gerar bons negócios.

Dicas de ouro:

a) Apesar de ser uma ferramenta on-line, o e-mail não é algo de uso informal, como uma rede social ou um simples SMS. Exige uma boa redação, capricho na língua portuguesa e ordenação de ideias. Cabe sempre um cumprimento inicial e final. E claro, nada de gírias e abreviações. E-mail se escreve em português e não internetês!

b) Super importante incluir sua assinatura, que também deve seguir padrões corporativos! Nome completo, cargo na empresa, telefones de contato, site e redes sociais corporativas.

c) Você também pode dar um "up" na assinatura, criando um QR code com seus principais dados. O Qr Code é um código de barras que ao ser escaneado e decodificado por aplicativos específicos para esta finalidade, "transformam-se" em informações relevantes como contatos, endereços de sites, redes sociais, promoções e o que mais sua imaginação mandar! Crie o seu, gratuitamente, no endereço -  http://br.qr-code-generator.com/.

Veja o exemplo:



d) Os e-mails devem ser respondidos com a maior brevidade possível.

e) Evite aquelas "tripas" intermináveis de respostas. Se o tópico começar a se alongar muito, marque uma reunião, audioconferência ou telefone. Após as devidas conclusões, registre tudo e responda na mesma "trilha", encerrando a questão. Novos assuntos, novos e-mails.

f) Use o "Para", "Com cópia" e "Com cópia oculta" com sabedoria e ética. Ah! Um pouco de cuidado também é recomendado.

g) Lembre-se que o e-mail da empresa deve ser utilizado somente para esta finalidade! Nada de piadas, correntes e fotos.

h) Se sua empresa disponibiliza webmail, use com parcimônia e responsabilidade, preferencialmente em horário comercial, compatível com sua jornada de trabalho. (Essa dica não vale para profissionais liberais e de atividade comercial e/ou externa).


É simples de usar e mais ainda de potencializar o uso!


Bom trabalho,


Momento do ADM, Danielle Lourenço - 04 de março 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!