terça-feira, 1 de março de 2016

Espaço do Administrador - O Conceito de Administração Estratégica




A administração estratégica obteve seu formato após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation no ano de 1950, um eventual resumo desta pesquisa que foi denominada de relatório Gordon – Howell, orientando que o ensino de negócios fossem mais amplos.

Esses cursos deveriam ter suas características principais distintas. Ao invés de apresentar aos alunos os aspectos problemáticos de negócios para tal analise e áreas especifica de certo modo que o marketing ou finanças, tiveram ênfase no desenvolvimento de conhecimentos de identificação, analise e soluções de problemas no mundo atual em importantes áreas de negócios. Dessa forma, propicia aos estudantes a oportunidade de exercer suas habilidades que não são explicitas e exigidas em demais cursos. Esse relatório foi também recomendado que as novas politicas se concentram em incluir o conhecimento já obtido em demais cursos e causar o progresso das habilidades dos estudantes utilizando-se tal conhecimento.

O relatório Gordon – Howell obteve uma aceitação ampla. Em meados de 1970, o curso fazia parte da grade curricular de algumas escolas de negócios. Portanto, com o passar do tempo, tal curso foi ampliado, adicionando consideravelmente a organização global com o seu ambiente. Temos como exemplo, a ética e as responsabilidades sociais, assim como os impactos potenciais de fatores econômicos, legislativos e políticos, a respeito do êxito nas operações de uma organização atribuindo-se assuntos de interesses. Recentemente, a ênfase mais ampla que destacamos e que induziram os lideres da área foi a alternância do nome de curso de Politica de Negócios para Administração Estratégica.

A evolução conceitual de Administração Estratégica se dá ao seu resultado significativo e, contudo é visivelmente a falta de consenso a respeito de seu significado preciso. O empecilho com a administração estratégica é executada em diversas organizações e muitas delas absorvem-se desse beneficio significativamente. A administração estratégica está identificada como um processo prolongado que objetiva manter uma empresa apropriada e integrada com o seu ambiente.

Antigamente, tal processo de administração estratégica era influenciado em determinadas partes através do departamento de planejamento das empresas. Os profissionais que integram esses departamentos eram inclusos no projeto e a execução dos sistemas de administração estratégica no limite de suas organizações. Recentemente esses departamentos de planejamento tiveram perda de sua influencia.

O processo de administração estratégica sofre tendência quando se trata especialmente em empresas de menores portes, denominado pelo diretor – presidente (CEO) da organização. O presidente é considerado como responsável principal pelo sucesso desse processo. Contudo, isso não pode significar que o presidente execute esse processo de administração estratégica independente. Ao contrario, o CEO quando bem sucedido nessa área, esboça um processo de administração estratégica envolvendo os membros de inúmeras áreas e diferentes níveis da empresa.

Uma empresa pode ter benefícios diferenciados quando praticado de forma correta a administração estratégica. De repente, o que importa para as empresas seja o aumento de seus níveis de lucro. Estudos anteriores demonstram que o aumento do lucro geralmente não segue uma aplicação estratégica, mas sim, um numero significativo de pesquisas recentes que tem como sugestão um eficiente sistema de administração estratégica podendo aumentar a lucratividade da empresa.

Momento do Administrador, Julio Leite - 01 março 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!