segunda-feira, 7 de março de 2016

Espaço do Administrador - Eficaz, Eficiente ou Efetivo?




Há dúvidas e confusão generalizada no uso dos termos que dão título a este Boletim.

Eu vou dar uma versão, e uma tentativa de integração destes termos, dentro dos conceitos da área de administração.

O que é EFICAZ?

EFICAZ (ou eficácia) refere-se a fazer o que deve ser feito. Este conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da missão.

O que é EFICIENTE?

EFICIENTE (ou eficiência) refere-se a como fazer o que tem para ser feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está na presente em toda a empresa.

O que é EFETIVO?

EFETIVO (ou efetividade) refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade.

Nas aplicações empresariais, uma figura pode transmitir melhor a integração de conceitos, o que apresentamos no gráfico abaixo.

























Momento do Administrador, Carlos Alberto de Faria - 07 março 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!